quarta-feira, 15 de julho de 2015

Com "infecção persistente", Desmond Tutu é internado na África do Sul



Fonte: EFE
Johanesburg - O arcebispo sul-africano e Nobel da Paz, Desmond Tutu, foi internado em um hospital da Cidade do Cabo, no sudoeste da África do Sul, devido a uma "infecção persistente", informou nesta quarta-feira a imprensa local. A família do arcebispo emérito da Cidade do Cabo, de 83 anos, anunciou ontem em comunicado sobre a internação de Tutu.

Na nota, a filha do Nobel da Paz se mostra esperançosa de que o pai volte para casa ainda nesta semana. Apesar de sua retirada formal da vida pública e seus recorrentes problemas de saúde, Tutu continua sendo uma das vozes mais ativas na defesa dos direitos humanos e nas críticas ao governo sul-africano. O arcebispo - ativista "antiapartheid" e figura-chave no processo posterior de reconciliação - cancelou em dezembro sua participação em um encontro dos Prêmios Nobel em Roma para iniciar um novo tratamento contra o câncer de próstata diagnosticado em 1997.


Tutu já tinha sido internado em duas outras oportunidades. A última delas, em 2013, também por infecção, assim como o atual caso. A última aparição pública do carismático religioso ocorreu no princípio desse mês, quando celebrou com sua mulher, Leah, sessenta anos de casados na catedral de São Jorge da Cidade do Cabo, Desmond Tutu recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1984, em reconhecimento por sua aberta oposição ao regime de segregação racial sul-africano.