terça-feira, 26 de maio de 2015

Soubemos todos pela TV



Assessor Carlos Vaz na TGB

Hoje embiquei com a televisão. Costumo consumir muito pouco TV, vejo os noticiários e nada mais. Mas hoje estive a ver a televisão nacional, quase o dia todo e, não sendo um dos dias da transmissão do programa das “10 às 12” apresentado, pela Indira Pinto Monteiro, passou-se muita música durante a manha e nada mais. Não tenho nada contra o programa, senão, a forma exagerada que é difundido os spots publicitários do mesmo, chegando por vezes, á ocupar 10 minutos de spot em menos de duas horas. A Indira, é uma jornalista/apresentadora formidável, e o programa tem sido excelente. Conheço-a antes de partir para uma temporada em Itália, pois ela começou na Rádio Sol Mansi, onde conquistou na altura lugar cativo, na edição do grande jornal das 12h30m.

No decorrer da tarde, depois de uma volta pelo Bissau-Bedju, não vi a novela da tarde (não assisto às novelas) mas pude assistir o monólogo do assessor imprensa e comunicação do gabinete do PM. Cujo a foto trago para ilustrar o post. O homem falou das carreiras profissionais, sitemas de governação, contribuições e impostos, das fragilidades das instituições do Estado ou seja, falou de tudo menos, sobre a sua verdadeira função no gabinete do chefe do executivo. E, o programa tinha de tudo menos, entrevista. Era um monólogo, ponto final.

Caiu a noite, lá estava eu sentado assitindo de novo à TV e, qual não foi o meu espanto ao ver no jornal da noite, que agora tem a transmissão às 20 horas, o anuncio do apresentador, ao ler o comunicado da presidência, sobre o cancelamento da chegada do Rei de Marrocos, que estava previsto para amanha quarta-feira (27) adiado agora para depois de amanha, quinta-feira, dia 28 de maio. 

Mas o pior não foi isso, o pior foi que, no mesmo noticiário passaram uma peça que falava precisamente da convocação da Associação dos Retalhistas do Mercado de Bandin, mobilizando a todos(a) os(a) feirantes para participarem em massa na recepção do soberano marroquino amanha, precisamente, na data que já não vem!.

Agora pergunto: sabendo do cancelamento da visita na data marcada, havia necessidade de passar no mesmo noticiário a peça mobilizando os feirantes?

A praça dos Heróis Nacionais continua em obras (com fenomenal atraso) e toda a população no país e os bloqueiros (em geral) souberam da alteração da data de chegada ao nosso país, da sua majestade o Rei de Marrocos, pela televisão, quem disser o contrário ou está a fazer bluff ou está a fazer puramente publicidade enganosa.

Ou sim, ou não?