terça-feira, 23 de setembro de 2014

Não falte...


"Bom dia Brasil" ERROU!

Orlando Cristiano da Silva*

No seu programa matinal “BOM DIA BRASIL”, do dia 17 de setembro passado, a REDE GLOBO de televisão divulgou um mapa com indicação de países africanos que apresentam casos de contaminação por vírus de EBOLA. Trocaram “erroneamente” o nome da Guiné-Conacry, por Guiné-Bissau, mantendo a localização correta daquele país no mapa. 
Acostumados que estamos a este tipo de erros por parte das TVs brasileiras, sempre que tratam do continente africano, tentei ligar por três vezes para alertá-los do erro, na expectativa de que fosse corrigido, ainda durante a edição, mas não tive sucesso. Eles me atendiam e quando eu começava a falar, desligavam o telefone. Tive que fazer um extenso cadastro, no site deles, para acessar a página de reclamações e enviar a mensagem pedindo que corrigissem o erro. Recebi uma resposta por e-mail de que o caso seria levado à direção do programa. Nutri por três dias a esperança de que eles realmente iam corrigir e nada! 

Erros admitem-se, porquanto humanos e imperfeitos, somos... Mas neste caso está evidente a falta de profissionalismo, o descaso e em última instância a arrogância, não obstante a ignorância do ponto de vista de conhecimentos básicos da Geografia.

A Guiné-Bissau faz fronteira com a Guiné-Conakri e situa-se na zona de risco de propagação desta doença maldita. Mas até o momento não apresentou nenhum caso graças a um intenso trabalho das novas autoridades eleitas e a colaboração da população. Tem inclusive prestado ajuda material e solidariedade à Guiné-Conakri e espera-se que o Ebola não cruze mais a nenhuma fronteira da África.

Esta postura está afetando de forma negativa a nós, bissau-guineenses residentes no Brasil, e contribuindo para o aumento do preconceito e estigma, pelo que manifesto aqui o meu veemente repúdio. 

O dever de qualquer órgão de informação é informar direito e não desinformar!

ARNEGO DI BÔ, REDE GLOBO!

* Supervisor de Serviço Técnico na empresa IEE -Instituto de Energia e Ambiente USP

Ordidjanotando

Sabe-se que a Embaixada da República da Guiné-Bissau no Brasil já produziu uma Nota de Repúdio, junto à TV Globo, reclamando o erro gravíssimo e solicitando o reparo. Comentei depois de ler esta nota de protesto do irmão, amigo e companheiro Orlando Cristiano o seguinte:

“É realmente imperdoável o erro da TV Globo, que acaba por ser o reflexo da limitação dos nossos irmãos brasileiros, em relação à Geografia. E revela a ignorância e a indiferença da mídia quando o assunto é África. Aqui, infelizmente África é um país, e quando um africano fala português, é angolano.”