terça-feira, 15 de abril de 2014

Orgulho de ser guineense!!!

Incanha Chife
Por: Incanha Chife

Sobre a Doutora Ana Gomes, EURODEPUTADA, que acusa a CEDEAO de ter patrocinado o 12 de Abril. A Doutora Ana Gomes ainda sugeriu que a as personalidades guineenses saberiam as consequências que poderiam advir se se registasse algum episódio de instabilidade ou se eventualmente recusassem os resultados eleitorais (nas entrelinhas) ou se estivessem na origem de qualquer outro ato que perturbasse o clima de serenidade que precedeu e perdurou durante o ato eleitoral.

Ora bem Doutora, muito lhe agradecemos o facto de há algum tempo ter sugerido ao Governo Português que "sujasse as mãos" (julgo eu que se trata de sujar as mãos de sangue - paráfrase minha). Tanto que vieram navios e aviões militares (incluindo um avião de vigilância - avião espião) supostamente para ajudar num (eventual) resgate e evacuação de refugiados (avião espião). A CEDEAO (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental) e a ECOWAS (Economic Community Of West African States), senhora Doutora, a serem duas organizações (cá para mim as duas siglas correspondem apenas a uma organização, sendo uma sigla francesa/portuguesa e a outra inglesa, confirme aqui DOUTORA: http://observatorio-lp.sapo.pt/pt/geopolitica/BPR/cdeao). Para lhe facilitar a leitura, o site está escrito em português. A "CEDEAO e a ECOWAS" sabe(M) o que se passa na Guiné Bissau (GB).

Pessoalmente lamento os sucessivos golpes e perturbações das legislaturas e dos mandatos presidenciais protagonizados por alguns dos nossos concidadãos. Isso tem de ter um fim. Mas também a comunidade internacional, nossa amiga, tem de ensinar as regras da democracia aos nossos dirigentes que se coíbem de pedir votos ao povo e mal são eleitos, não evitam "tiques ditatoriais" e a corrupção. Mas, para ser curto e claro, DOUTORA, saiba que a calma e a serenidade que reinou no período a que V. Excia. faz referência é o resultado da vontade dos guineenses de uma mudança profunda. O povo expressou-se nas campanhas e na votação DOUTORA.

Cerca de 80% dos recenseados foram votar e expressar que querem uma mudança democrática genuína. Isso é resultado do medo? O povo guineense ou pelos menos a maioria de nós, dispensamos os discursos mesquinhos e paternalistas que algumas personalidades gostam de lançar quiçá para se manterem na luz da ribalta. A DOUTORA veio "vigiar" as eleições, claro tinha de aparecer na TV a trabalhar. Se tinha de ser vista na TV, tinha de dizer algo pomposo. E disse. A DOUTORA sabe bem quem pode estar a promover a instabilidade na GB. A CEDEAO nunca acolheu e deu guarida a um Presidente da República da Guiné Bissau que convocou exércitos estrangeiros para atacar o seu próprio povo e exército.

O Presidente voltou depois (Dom Sebastião), e deu no que deu. Isso é estabilidade? Sabe o que a França fez aos os "genocidas" do Ruanda? Levou-os a Tribunal. Quem deu guarida a um "assassino confesso" de um Presidente da República em exercício das funções para as quais tinha sido eleito? Esse indivíduo, ao que consta, teria voltado ao país e provocado mais uns tiroteios em consequência dos quais morreram jovens e militares guineenses. Isso é estabilidade? As diferentes versões deste episódio estão por ser clarificadas.

Mas nesta data é o que consta. Esse indivíduo foi julgado e condenado em tribunal. Quem deu guarida a dirigentes que, estando lá, "andam por cá" instigando (ou eles ou os seus acólitos), lançando boatos para instabilizar as eleições e assim dar pretexto para eventuais bombardeamentos (de quem deveria sujar as mãos) contra guineenses? Passeie um bocado pela net e verá que uma forte campanha que visou unicamente adiar as eleições (e provocar as outras consequências) foi levada a cabo por gente que numa primeira fase não residia em nenhum país da CEDEAO.


A morada deles num país que V. Excia conhece bem não é segredo. Quem deu guarida a perturbadores que "estando lá", "andam por cá" inventando factos contra pobres cidadãos estrangeiros nossos amigos e contra personalidades guineenses (não julgadas e condenadas em Tribunal), ensinando as pessoas como fabricar coktail's molotov's, tentando pôr os nossos nobres concidadãos felupes contra os nossos nobres concidadãos balantas?

Ordidjanotando

Quando acabei de ler este pertinente texto de opinião do irmão, camarada e amigo de longos anos, Incanha Chife, veio-me uma enxurrada de alegria, que me encheu de orgulho de ser guineense. Como o tempo é amigo, e faz-nos ver os que realmente querem que vivamos em Paz, na Guiné, e os que nos querem ver de costas voltadas. Costumo dizer, que não fomos nós que matamos Jesus Cristo, por isso merecemos viver felizes e em tranquilidade como todos os povos de bem! 

O exemplo de cidadania e espirito democrático foi dado de forma natural pelo provo guineense e, podem tentar nos massacrar, espezinhar ou mesmo deitar a baixo, com discursos que espelham recalques neocolônias, mas nada nos fara perder o foco, pois continuaremos a ser um povo capaz de mostrar ao mundo, a nossa maturidade política. Viva o Povo da Guiné-Bissau!!!

Bem haja!!!