sexta-feira, 11 de abril de 2014

“ESPERANÇA DE VER UMA NOVA GUINÉ-BISSAU”

Iaia Turé


Por: Iaia Turé*

A Guiné-Bissau precisa de um Presidente da República, uma Assembleia Nacional e um Governo perfeitamente legitimados pelo voto popular e desta forma estará em perfeitas condições para avançar na consolidação das instiuições democraticas e do respeito pela ordem constituicional.

Sabem qual é o nosso problema? É que não gostamos de sacrifícios. Achamos que a vida só é boa quando não há contrariedades, quando nos distraímos, quando rimos com os amigos ou fazemos aquilo que nos apetece. Mas que grande ilusão!...

Bem sabemos que não é assim, que não existe esperança, nem beleza, nem bondade, nem justiça, nem amor, nem relações verdadeiras sem sacrifício. Assim, a pensar no futuro da Guiné-Bissau, espero para breve e sem qualquer ilusões. Um futuro feliz e cheio de vida verdadeira, leal, fecunda, sincera. E, portanto, com sacrifícios. Por isso, provavelmente, a crise que nos assola vai fazer-nos bem, porque terá o mérito de nos reconduzir às coisas verdadeiramente importantes da vida. Se assim for, podemos vir a ser melhores pessoas e, até mesmo, finalmente, vir a mudar GUINÉ.

A Guiné-Bissau é um país extraodinário e de pontecialidades. Temos Florestas e temos o Mar, em meio a populações sertanejas e ribeirinhas, o que vejo em todo lugar é um povo maduro, calejado e otimista. Um povo que não deixa nunca de ser jovem, um povo que sabe o que é sofrer, mas sabe também o que é alegria, que confia em si mesmo, em suas próprias forças. Creio num futuro grandioso para a GUINÉ, porque a nossa alegria é maior do que a nossa dor, a nossa força é maior do que a nossa miséria, a nossa esperança é maior do que o nosso medo.

Esperança de ver uma Guiné-Bissau honesta e competente, mas como? Ser honesto é mais do que apenas não roubar e não deixar roubar. É também aplicar com eficiência e transparência, sem desperdícios, os recursos públicos focados em resultados sociais concretos. Estou convencido de que temos, dessa forma, uma chance única de superar os principais entraves ao desenvolvimento sustentado do País. E acreditem, acreditem mesmo, não devemos desperdiçar a oportunidade que será conquistada pelo voto popular.
Os guineenses vão às urnas neste Domingo (13 de Abril de 2014) para cumprir com os seus deveres de votar e eleger os seus governantes a conduzir o destino do País. E agora perguntamos, qual é o próximo passo? Vamos a governação e a Boa governação, o que Segundo o DR. FERNANDO NOBRE. Boa governação exige ética, rigor, verdade, responsabilidade, coerência, compromisso e respeito pelas promessas contidas nos programas eleitorais ou feitas em campanha o que a coloca nos antípodas da corrupção, demagogia e manipulação. Mas também a Boa governação na Guiné-Bissau passa necessariamente pela a valorização dos seus recursos humanos e naturais.
A Guiné-Bissau precisa de fazer em todos os domínios um mergulho para dentro de si mesmo, de forma a criar forças que lhe permitam ampliar o seu horizonte. Fazer esse mergulho não significa fechar as portas e janelas ao mundo. A Guiné pode e deve ter um projecto de desenvolvimento que seja ao mesmo tempo nacional e universalista, significa, simplesmente, adquirir confiança em nós mesmos, na capacidade de fixar objetivos de curto, médio e longo prazos e de buscar realizá-los a desejo de povo.
Fixando os objetivos de curto, médio e longo prazos. É preciso que o Estado assuma as suas responsabilidades perantes os cidadãos, garantindo-lhes o bem-estar, a segurança social, crescimento económico e igualidade de oportunidades. A juventude guineense que constitui a maioria da populção deste País, não deverá ser esquecida. A juvetunde deve ser a prioridade de governo, apoiando-a na defesa dos seus direitos: á educação, á cultura e a formação técnico-professional que lhe propicie condições para acesso ao mercado de trabalho e ao emprego.
A Boa governação na Guiné-Bissau: significa apostar na reforma e a modernização da nossa Administração Pública. Saneamento drástico de Finanças Pública. Revisão curricular e do sistema do ensino guineense e qualificá-los. Melhorar os nossos serviços de saúde e equipar os nossos hospitais com equipamentos modernos. Melhorar as nossas Infraestruturas que possibilitam á construção civil, urbanização de cidades, o trafego de informações e de produção de bens e serviços. Dar acesso a Energia e a Água potável para todos os guineenses. Aprofundar a nova tecnologia de informação e comunicação para poder reduzir o seu elevado custo. Aproveitar as nossas potencialidades agrícolas para criar as indústrias/fábricas de transformações. Investir e promover a Agricultura como forma de combater a fome e reduzir a pobreza. Relançar o nosso desporto nacional e criar as condições para a participação das nossas Selacções nacionais nas competições internacionais em categorias. Fazer a reforma na defesa e segurança, criar um novo estilo de Força Armada, académica e técnico-professional. Formar Polícia Técnico Científico.  
A Guiné-Bissau é um país com diversidades culturais e tem a possibilidade de desenvolver e promover a criatividade de conhecimentos ligadas as artes, artes plásticas, a moda, ao teatro, a música, a dança, a publicidae, ao design, mas também a informática, a comunicação e ao digital. Ainda temos um enorme potencial para desenvolver um turismo diferente e de qualidade e aprofundar uma nova centralidade alicerçada no vanguardismo estético e no inovação tecnológico e empresarial.
A Guiné-Bissau é um país de futuro, temos Florestas e temos o Mar, temos jovens talentosos que lá querem viver, temos cidades e regiões a espera de se afirmarem e desta materia-prima que se fazem os sonhos. 
Southwest University, Chongqing-China, 11 de Abril de 2014

*Mestre em Administração Pública e Sociólogo