segunda-feira, 20 de maio de 2013

Projetos de Investimento financiados pela China

Luis Vicente

Por: Luis Vicente


Sobre a recente notícia de disponibilização de cerca de 25 Mil Milhões de Dólares pela China aos Países da África e concretamente os PALOP´s. É sem dúvida uma excelente notícia para os beneficiários deste fundo. Porém, é necessário prudência quando se trata de Projetos de Investimento e de Desenvolvimento que têm como únicos interlocutores as empresas privadas.

Entendo que não se pode descurar a componente pública, através da capacitação institucional, uma vez que a definição dos objetivos estratégicos no plano nacional, regional e local, passará invariavelmente por este ator. No entanto, no que toca a essência do artigo, julgo que devemos olhar para esta questão numa perspetiva global e mais abrangente do ponto de vista das estratégias de desenvolvimento dos países com grande capacidade de crescimento, a lógica de mercado internacional e as oportunidades que oferecem.

Por exemplo, no que se refere à questão da globalização, o crescimento continuado dos fluxos de comércio internacional e dos movimentos de capital observado ao longo das últimas décadas, conjugado com a alteração do seu padrão de evolução no sentido de uma crescente diversidade e complexidade, evidencia a importância da dinâmica de globalização das economias e das sociedades e configura desafios e oportunidades determinantes para os países africanos, mais concretamente os de língua portuguesa especialmente tendo em conta as suas consequências estruturais em termos de concorrência internacional nas dimensões correspondentes aos fluxos comerciais, de capitais, de pessoas e de informação. Os principais efeitos desta dinâmica ocorrem em termos geoestratégicos (marcados pelo papel que neste contexto vem sendo desempenhado pelas economias norte-americana e europeia e pelas posições crescentemente importantes de economias asiáticas e sul-americanas) e sectoriais (com relevo para a competição pelo fator preço, em atividades com maior intensidade de utilização do fator trabalho, nomeadamente em domínios de menor valor acrescentado e menos exigentes em qualificações). A questão das qualificações é importante e deve ser tida em conta na articulação entre os objetivos e as orientações estratégicas.

Ora, segundo a notícia, os projetos de investimento serão praticamente canalizados para o “desenvolvimento da indústria hoteleira ou construção civil em países africanos de língua portuguesa” e que os mesmos serão analisados caso a caso pelo Banco de Desenvolvimento da China. É sem dúvida importante investir nestes setores de atividade, mas, também, é na qualificação, valorização do conhecimento, ciência, tecnologia e a inovação, bem como a promoção de níveis elevados e sustentados de desenvolvimento económico e sociocultural e de qualificação territorial, num quadro de valorização da igualdade de oportunidades e, bem assim, do aumento da eficiência e qualidade das instituições públicas.

Entendo que jamais se deverá descurar a intervenção nestas áreas, inclusive reforçando o potencial humano e social, com forte investimento na educação, cidadania, na capacitação institucional, pública e governamental, sendo esta última reservar-se o direito de definir a melhor estratégia para o seu território. Importa realçar estes atores e assinalar que a conceção, elaboração e implementação de um mecanismo desta natureza exige uma forte concentração e articulação de esforços por parte dos Estados, dos parceiros económicos, sociais, institucionais e da sociedade civil.

No que concerne a Guiné-Bissau, julgo que estamos a viver um momento decisivo para o nosso país e as decisões de agora irão marcar não só o futuro próximo, mas também o futuro dos nossos filhos. Dos poucos instrumentos que existem e poderão vir a existir, é necessário fazer não só as reformas económicas, mas também direcionar os nossos recursos para valorização do capital humano e dar nova esperança às pessoas. Mas, até lá (…) até lá temos de acertar os passos em termos de estabilidade política, de coesão nacional e territorial! 

Abraço de ermondadi.

Com os melhores cumprimentos,

LV

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Paulo Portas é um artista...

Paulo Portas (grande artista)

Por: Anônimo 

Como todos os bons artistas, não tem problemas em desempenhar vários papéis. Já foi rebelde, já foi estadista, já foi amigo dos lavradores, do "espoliados do Ultramar", dos ex-combatentes, dosreformados, das empresas, dos feirantes, dos trabalhadores.
Já foi liberal e democrata-cristão.
Já foi radical e desancou nos imigrantes e no RSI.
Já foi moderado e cheio de preocupações sociais. Servem-lhe todos os bonés que a cada momento lhe convenham.
O seu talento é inversamente proporcional à firmeza das suas convicções.
Paulo Portas tem muitas vidas. E como nunca morre, vai cada vez mais longe no risco. Disse que deixaria de falar a um amigo se este fosse para o poder. Nenhum amigo sobreviveu à sua sede de poder. Já teve, quando foi candidato à Câmara Municipal de Lisboa, um cartaz em que jurava: "Eu fico!" Foi eleito vereador, não ficou e ninguém lhe pediu contas. Foi-se embora da liderança do CDS porque um "partido trotsquista" estava demasiado próximo. Fez a vida negra a quem o substituiu e, à primeira oportunidade, voltou, como se nada fosse. Deixou cair todos os que lhe pudessem fazer sombra. Fez a sua corte, sem nunca deixar que alguém pudesse ser visto como candidato ao seu lugar. Prometeu mundos e fundos a todos os seus eleitores.
Nunca cumpriu uma promessa.
Agora Paulo Portas faz o papel da consciência social deste governo. Podia ser outro qualquer, mas este é o que agora lhe convém. Como sempre, comentadores e jornalistas fingem que não sabem quem é Portas. Ele dá bons espetáculos e os medianão querem estragar bons momentos televisivos, bons diretos, bons dramas cuidadosamente encenados.
Soubemos, no entanto, pelos jornais, que a sua brilhante homilia de domingo foi combinada com Passos Coelho. E ontem ela chegou ao fim: a Contribuição Extraordinária de Sustentabilidade, que representa uma pequeníssima parte do pacote de austeridade, caiu. Gaspar já tinha deixado uma margem razoável para ela cair. Porque ela apenas foi criada para isso mesmo:para que Portas aceitasse tudo menos uma coisa que já se sabia que não era para avançar.
Para Portas fingir que fazia voz grossa e Gaspar e Passos fingirem que o respeitavam. E assim, aceitando tudo, Portas consegue passar a ideia de que a sua presença neste governo muda alguma coisa. E o governo repete a rábula do costume: avança com o impensável para depois recuar para o inaceitável.

Durante o fim de semana, o exército de comentadores-ex-líderes do PSD, alinhados com os ministros que usam Portas e as fugas para a imprensa para não ficarem mal na fotografia, ajudaram nesta encenação: que Portas está mais forte, que Gaspar já cede às suas exigências, que tudo está diferente.
Está tudo na mesma. Até os malabarismos do CDS não mudam. Só há um problema: o espetáculo pode ser bom, mas não sei se vale o suficiente para estar em cartaz tanto tempo, sem um momento de improvisação, sem uma surpresa, sem qualquer espaço para a espontaneidade.
Sempre o mesmo enredo, sempre a mesma cantiga.

ONG Pró-Bolama alerta!!!




Caros amigos, Bolamenses, Guineenses e público em geral, informamos que fizemos na Polícia Judiciária da Guiné-Bissau, no dia 13 de Maio de 2013, a seguinte denúncia:


DIRECÇÃO-GERAL DA POLÍCIA JUDICIÁRIA
Exmo. Senhor Director-Geral
Sr. Dr. João Biaguê
Rua Marien N’Gouaby, S/N
Bissau – Guiné-Bissau

Bissau, 13 de Maio de 2013.

Assunto: Denúncia – Destruição de Património Histórico-Cultural na Cidade de Bolama.

Exmo. Senhor Director-Geral,

Por referência ao assunto em epígrafe, vimos pela presente proceder a denúncia, nos termos do artigo 179.º do Código de Processo Penal, destruição de casernas do antigo aquartelamento militar colonial português, que após a independência, em 1973, serviu de instalações da Escola Piloto e, a partir de 1986, como Centro de Instrução Militar, que está a ser levada a cabo por parte de indivíduos na cidade de Bolama para efeitos de extracção de ferros da sua estrutura para aproveitamento de sucata.



O acto criminoso foi descoberto ontem, dia 12 de Maio de 2013, por elementos da nossa organização, quando determinados indivíduos tentavam transportar de navio de Bolama para Bissau os ferros retirados das referidas instalações. Tomado conhecimento do crime que estava em curso, os referidos membros da nossa organização participaram o facto junto do Comando da Polícia de Ordem Pública de Bolama. Não tendo esta instituição de segurança tomado quaisquer diligências face ao sucedido, os membros da nossa instituição, mais alguns populares e o Deputado Mamadú Baldé, solicitaram a interdição de embarque dos referidos objectos no navio junto da Delegacia de Capitania dos Portos de Bolama. Solicitação, entretanto, atendida por esta instituição.
Foto Pró-Bolama

Presentemente um edifício das referidas instalações encontra-se completamente destruído e todo o seu espólio retirado das mesmas instalações, encontrando-se, desde ontem, dia 12, detidos no Porto de Bolama, pela Capitania dos Portos de Bolama, o que requer urgente actuação de equipas no terreno de V. Excas. para identificação e encaminhamento à Justiça de seus autores materiais e eventuais mandantes do crime de dano qualificado perpetrado, nos termos do artigo 154.º, número 1, alínea c), do Código Penal.



Note-se que as referidas instalações são construções de ferro e tijolo (ao estilo inglês), feito no ano de 1885, pela empresa Burnay & Companhia, e foram inventariadas, em 2006, pela Comissão Nacional da Guiné-Bissau para a UNESCO, na sequência da solicitação de um diagnóstico ao Património de Bolama, tendo em vista a recuperação, requalificação urbana e elevação da Cidade de Bolama a categoria de Património Mundial da UNESCO.

Foto Pró-Bolama
Foto Pró-Bolama

Em Fevereiro de 2012, a Região de Bolama Bijagós candidatou-se e foi aceite pela UNESCO à Reserva da Biosfera, Sítio do Património Natural e Cultural, aguardando, presentemente, a sua classificação definitiva de Património Mundial da Humanidade

Tendo em conta o acima exposto, servimo-nos da presente para solicitar encarecidamente a providencial intervenção urgente no terreno de V. Excas. no sentido de accionar, com maior brevidade, os mecanismos necessários para o apuramento da verdade e levar a justiça todos aqueles que de alguma forma põe em causa o inestimável bem cultural e material, enquanto integrante invisível do património cultural guineense.


Na certeza, porém, de que esta nossa solicitação merecerá uma profícua atenção por parte de V. Excas., tendo em conta a Vossa insaciável devoção à nobre causa da protecção e salvaguarda do Património Cultural Nacional.

Estamos ao dispor de Vossas Excelências para quaisquer esclarecimentos que entendam por adequados solicitar.

Queira Vossa Excelência, Senhor Director-Geral, aceitar a expressão dos nossos melhores cumprimentos.

Ismael Mendes de Medina
[Coordenador de Assuntos Jurídicos e Cooperação]

Venâncio Cabral
[Coordenador Administrativo, Financeiro e Comunicação]

Em anexo: fotografias das referidas instalações, do edifício destruído e dos ferros retirados para sucata, encontrando-se junto ao Porto de Bolama.
Foto Pró-Bolama

Também demos conhecimento da denúncia à Secretária de Estado participação da Cultura Juventude e Desportos e ao Comissário Nacional da Polícia de Ordem Pública. 

Na sequência desta denúncia à PJ, foi deslocado ontem uma equipa de agentes da PJ para proceder as investigações do crime no terreno, bem como estiveram em Bolama uma equipa da Televisão da Guiné-Bissau (TGB) para fazer reportagem do acontecimento.

Temos informações que, neste momento, estão a caminha de Bissau, de navio, 4 indivíduos (sucateiros), que destruíram parte do nosso património Histórico, detidos pela pelos agentes da PJ para audição.

Ainda ficamos a saber que poderão se tratar não só de crime de dano qualificado, que dá até 8 anos de cadeia, nos termos no nosso Código Penal, mas também de crimes de corrupção, envolvendo figuras da autoridade locai (Administrador do Sector de Bolama, Comissário da Polícia de Ordem Pública de Bolama, Delegado da Direcção de Informação de Estado e outros).

A justificação do Comissário da Polícia de Ordem Pública de Bolama é a de que os ferros retirados da referida instalação serão vendidos e parte da receita reverterá para a construção de uma prisão em Bolama, aproveitando-se também os tijolos retirados da caserna destruída para a construção da referida prisão.

Não acreditando nesta alegação, tomamos a iniciativa de pedir ao Comissário Nacional da Polícia de Ordem Pública a abertura de um inquérito interno para o apuramento da veracidade dos factos alegados pelo referido Comissário da Ordem Pública de Bolama e, consequentemente, levar os implicados a JUSTIÇA.

ESCUSADO DIZER QUE ESTAMOS A SER AMEAÇADOS... Porém, vamos continuar a seguir este processo, que promete servir de exemplo neste país (Guiné-Bissau).

Bolama já tem "GUARDIÕES DO TEMPLO". O tempo do abandono tende a acabar ou melhor está no FIM.

Obrigado a todos. 

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Guiné-Bissau está de Luto!

Henrique Rosa (foto gaznot)

Hoje 15 de maio, dia internacional da família, faleceu no Porto, Henrique Pereira Rosa, o guardião da honra familiar e o campeão da cordialidade entre os guineenses. Um homem que teve o papel de levantar a cara do país, logo após o o mandato do pior PR da estória  Guiné-Bissau, contribuiu e de que maneira, para que o país volta-se a ser respeitado pela comunidade internacional, depois de um período em que se gozava com os guineenses, depois da escolha desastrosa de eleger o ex-PR Koumba Yala. 

Repeito! Uma palavra sagrada para Henrique Rosa, e que exerceu, nutriu e manteve sempre com todos os guineenses, independentemente das suas origens étnicas ou estratos sociais. Mal compreendido no último ano, por ter ajudado a travar a maior onda maléfica de poder que ameaçava a Guiné-Bissau, no último ato eleitoral.

Um HOMEM, com todas as letras maiúsculas, que deixa aos filhos, familiares e amigos os valores universais como a humildade, solidariedade, seriedade, honestidade e fineza de trato!

Descanse em paz (tio Henrique) e aproveito a oportunidade para endereçar os meus sentidos pêsames aos filhos Nani, Patricia, Romulo, Ricardo e Carolina e um abraço especial aquela que foi a companheira fiel e de sempre deste homem, Necas Robalo.    

quarta-feira, 8 de maio de 2013

UMA PAUSA INTITULADA“POVO KA BURRO!”


Fernando Teixeira

CABA “I OÇA BARDADI NINKU PAGO I MORTO”

Povo não é burro. Esta frase crioula usada na musica do artista Zé “Manel” Fortes intitulada “pubiska burro” do álbum “Marom di mar”, tem muitas conotações (que de resto a letra da música faz jus) que não apenas a simples constatação pragmática ou apenas empírica de que “o povo não é burro”.

A sua tradução literal para o português faz-nos cair num erro, pois na verdade a frase quando dita transpõe sempre mais do que o seu significado literal: significa que o “povo é vigilante e sabe tudo o que se passa…” portanto não é burro: porque sabe de tudo (embora não diga nada). Não é burro: porque mesmo sabendo, finge que não sabe, e ao nada dizer é - além de não ser burro -matreiro. Não é burro: porque resguarda-se (pois sabe que se disser “o que sabe” sofre consequências…) Não é burro: porque “guarda” cuidadosamente “aquilo que sabe” para no futuro usar contra os prevaricadores…
 Na mitologia popular o próprio povo, na sua singularidade - feita de indivíduos concretos - cria uma entidade abstracta, distante, quase mítica, a que ele (como individuo) pertence numa comunhão abstracta de seresque nunca consegue discernir, que chama de Povo. É esse povo que é o depositário final de todas as suas esperanças, ansiedades, raivas e impotência. O individuo/povo sente que é esse povo que um dia será o seu vingador … e mesmo que saiba que nunca chegara esse dia, a esperança no advento desse dia, o ajuda a viver cada dia do seu difícil presente.

Como individuo fica fortalecido e consegue suportar melhor as vicissitudes da vida pois sente que ele é parte desse povo a que esta ligado por fios invisíveis mas inquebráveis; por isso, no dia da vingança, ele estará impreterivelmente ao lado dos vencedores, ou então não há justiça na Terra…..
Portanto “Povo i cá burro” significa então e também que um dia a justiça será reposta e a verdade triunfará e o povo será vingado. Um dia… povo i cá burro. povoka burro… bureçaka`sta na povo! Ele é apenas paciente… é apenas esperto… apenas matreiro…
A verdade triunfará. A verdade, a verdadeira, aquele que não é minha ou tua, mas que é aquela pela qual tanto ansiamos.

 II
 Isto é a propósito de precisamos fazer uma pausa no nosso dia-a-dia inteiramente político que nos consome todas as nossas energias na indignação constante que se transformou o nosso viver. Uma pausa na política imbecil que temos e aproveitar para falar das criações espirituais do povo; naquelas em que ele junta a sabedoria secular com o bom senso proveniente do seu viver também popular numa sentença ou adágio que feitos de valores morais têm o condão de nos ensinarem a maneira certa de percorrer o caminho que deve ser trilhado.

Isto a propósito do provérbio ou ditado Guineense que mais me assarapanta por dizer basicamente que os “Guineenses temem enfrentar a verdade embora estejam sempre prontos para enfrentar a morte”. O tal batido, repetido, afirmado, conclamado “Guineense oça morte ma i medi bardadi.”
 E este ditado nasceu quando? Depois do início da Luta de Libertação Nacional? No fim dela? Com a cisão que se dá no PAIGC depois do 14 de Novembro? Ou já existia, adormecido, nas lucubrações e divagações do povo, desde a era colonial? Estranha sentença que de premissas aparentemente correctas, extrai uma conclusão errónea, para não dizer excêntrica. Pois se pararmos um instante para analisar este ditado, somos obrigados a perguntar: de que Guineenses se fala neste ditado? Qualquer um de nós? Ou de “alguns” Guineenses que por alguma razão, durante a sua vida, tiveram que enfrentar a morte em troca de dizer ou não “a verdade”?

Faço estas perguntas porque sei que os ditados não surgem do nada, e seres humanos “normais” geralmente têm medo da morte, mas a “verdade” e suas implicações morais e filosóficas, suportam bem… assim sem receber respostas às minhas interrogações, acabei entendo que este ditado nada tem a ver connosco, então que povo ou com a nossa idiossincrasia como seres humanos particulares.

Mas vamos apenas por uns instantes tentar compreender pelo menos de onde surge a conclusão que aparentemente não deriva das suas premissas inicias. Senão vejamos a partir de seguinte exercício: se o ditado rezasse: “Guineenses oçabardadininku pago i morte” (Os Guineenses, pela verdade, estão sempre dispostos a morrer), acho que seria mais correcto (e mais em consonância com a tal cultura e a idiossincrasia do homem Guineense que falei antes).

Por isso, por ser uma pessoa normal (e portanto temeroso da morte), mesmo correndo o risco de ser enfadonho, peço a vossa licença para separar as premissas da conclusão e - como num jogo de cartas baralha-las - começar de novo:
 1º Premissa: “Guineenses oça morte” (guineenses não temem a morte)
 2º Premissa: “Guineenses medibardadi” (Guineenses temem a verdade)
 Aceitando estas premissas como verdadeiras, vamos num exercício silogístico (que despreza a questão de premissa principal e secundaria) analisar:
 1º “medibardadi / oça morte” (medo da verdade/desprezo pela morte)
 2º “medibardadi / medi morte” (temor a verdade/temor a morte)
 3º “oçabardadi / medi morte” (desprezo pela verdade/temor a morte)
 4º “oça morte / oçabardadi” (coragem perante a morte / respeito pela verdade)

 Sistematizando:
 A)Medo da verdade-B) desprezo pela morte-C) temor a verdade-D) temor a morte-E) desprezo pela verdade-F) temor a morte-G) coragem perante a morte-H) respeito pela verdade.
Encontramos quatro proposições aparentemente contraditórias e mutuamente exclusivas:
A e D (“Medo da verdade”) e (“desprezo pela verdade”).
B e D : (“desprezo pela morte”) e (“temor a morte”)
E, ato seguintes duas concordantes:
 C e H (“temor a verdade”) e (“respeito pela verdade”).
E uma que se firma por si só: G (“coragem perante a morte”)
Justapor as orações misturando tudo no caldeirão da nossa “mentalidade geral” de Guineense, chegamos a seguinte oração conclusão:
“Os guineenses não temem a verdade da mesma maneira que não temem a morte”.Assim seria então, em bom português este nosso provérbio.
E com toda a justiça, em bom crioulo seria:
“GUINEENSES OÇAMORTU MA É KA MEDI BARDADI”
Ou como disse inicialmente:
 GUINEENSES OÇABARDADININKU PAGO I MORTE

Na verdade estas duas orações é que definem a verdadeira alma Guineense e não o vulgo e espalhado “Guineenseoça morto ma émedibardi”; por isso por mais que se pense que este último é que define a verdadeira essência do ser humano Guineense recuso aceita-lo. E isto não é uma afirmação gratuita ou ufana. Isto é uma constatação pessoal, que desde a infância me foi dado observar, tanto em gente humilde do como em gente com formação. Durante toda a vida vi gente que preferia morrer, do que aceitar porem em causa as suas palavras, do que duvidarem da “sua verdade”.

III
Por isso começaremos por falar da verdade no seu conceito primeiro de ser apenas “algo contrário da mentira”. Mas será verdade que “uma mentira repetida mil vezes torna-se uma verdade”? Ou só nas doentias e criminosas cabeças de Hitler e Goebbels no seu afã de enganar, manipular e destruir? Acreditar em mentiras não tem, a meu ver, rigorosamente nada com repetições, acreditamos basicamente por três razões: quando somos tolos, quando desconhecemos as premissas ou quando é cómodo para nós. Uma “meia verdade” é pior que uma “mentira”? E uma “meia mentira”? É também pior que uma mentira? Temos um adagio que diz “Bardadi i cá malketa” que ouvimos dizer desde criança, mas na verdade, no nosso processus político a “verdade” como tal não existe; cada um de nós tem a sua particular verdade, aquela em que acredita e está em consonância com a sua particular mentalidade; pois, infelizmente, se a nossa “mentalidade em geral” é fruto do meio e da nossa educação, a nossa “mentalidade política” é quase sempre fruto de uma vivência feita das nossas perdas e ganhos em vidas humanas, em parcos bens materiais e imensos bens emocionais; tudo o que professamos é baseado em concepções que sustentamos, arreigamos e defendemos - mesmo sabendo no fundo de nós mesmos que são profundamente erradas – porque cremos que procedendo assim estamos do lado “certo”: do lado das "nossas raízes", do lado dos “nossos”, dos “da nossa cor da pele”, dos “da nossa tribo”, dos “do nosso partido”, dos “dos nossos amigos”, dos “dos nossos colegas de trabalho”, do lado “dos profissionais iguais a nós”, do lado “dos da nossa corporação”…

Afinal os mais “civilizados” que nós não fazem o mesmo? Os ingleses não dizem que “certo ou errado é a minha pátria”? Pátria única, comum, de acordo. Neste momento cada Guineense tem a sua Pátria pessoal e a pátria comum está cada vez mais longe dos seus corações.
 Pois na base do anteriormente dito, se sou político a minha pátria é o meu partido por mais asneiras que faça ou fez (“só temos razão dentro do partido e com o partido”, alguém ainda lembra-se disto?). Se sou militar a minha pátria é o quartel, contra tudo e todos se for preciso. Se sou professor a minha pátria é a defesa da corporação. Se sou deputado a minha pátria é a Assembleia e seus privilégios. Se sou governante a minha pátria é o meu gabinete. Se sou engenheiro... Mas se sou povo onde é a minha pátria?

IV
 Temos um ditado que reza assim: “borgonha ma morte”. Este para mim faz todo o sentido, conhecendo a alma Guineense. Este não tem tradução pois no dia em que a “vergonha for maior do que a morte” em outra língua que não o crioulo, a morte será algo pequeno demais para interessar.
 Por isso não vou traduzir literalmente, vou traduzir como pode ser entendida “A honra é maior do que a morte”. E não teria a ver com “alguns” Guineenses apenas, para passar a ser possivelmente uma verdade secular, que neste pedaço de chão, sempre acompanhou o nosso viver e morrer há mais de quatrocentos anos. O viver e morrer de todos os Guineenses; pois as pessoas normais geralmente têm medo da morte; e para pessoas normais a honra é e será sempre um imperativo ético (geralmente, também).

 Disse antes “que durante toda a vida vi gente que preferia morrer, do que aceitar porem em causa as suas palavras, do que duvidarem da sua verdade”. Pois bem vou-vos contar quatro pequenas histórias que não me contaram, mas que asiste e vi com estes velhos olhos que a terra há-de comer:
Com quatro ou cinco anos, num bonito domingo de sol, na antiga rua Viera Machado, vi um senhor, com uma certa formação, novo, garboso, levantar da mesa onde almoçava ao ar livre com família e amigos, pegar uma faca e cortar a própria garganta, como a uma galinha, a frente de irmãos e familiares, por contradizerem “a sua verdade”. E com a garganta cortada, descontrolado, correu até a Lamine Injai para ir cair nos pântanos... fez isso porque jurou que o faria… e com a honra não se brinca… nesta nossa peculiar mentalidade.

Com oito anos, em Farim, vi meu pai a “saltar” o balcão da loja da Ultramarina, de que era encarregado, para brigar com um retalhista - armado com um punhal, que fez questão de mostrar ao meu pai (para ver se ele assim se acalmaria; pois na verdade este homem não queria brigar, apenas fazer negócio) - rodeado de dezenas de outros retalhistas, clientes da casa, porque um deles recusando a “sua verdade”, lhe chamou de kalabante, pondo a sua autoridade e a sua moral em causa. Ele compreendia e falava um pouco do dialecto fula e mandinga, e percebeu o insulto, ao mesmo tempo que entendeu que se não defendesse a sua honra, não mais esses homens o iriam respeitar (e um comerciante que não é respeitado, não é comerciante, como depois me explicou). Mas no momento da contenda sabia também que não tinha hipóteses contra tantos, mas mesmo assim, naquela característica idiossincrática, tipicamente Guineense, “preferia morrer”, do que permitir que a “sua verdade” fosse posta em causa.

Um dos guardas do estabelecimento, mandinga, de alcunha “Cumprido” (que Deus o tenha) é que o salvou nesse dia, metendo-se em frente dos contendores, e demonstrando que o meu pai tinha razão, pois a falta de respeito veio da parte deles. A sua autoridade foi decisiva para acalmar os ânimos, pois o outro senhor, como meu pai, também já estava “decidido a tudo” numa determinada altura.
Mas esse incidente fez-me recordar de outro quando tinha quatro anos de vida, vivíamos então na pequena vila de Mansaba, onde meu pai teve de deslocar-se com a família (na falta de um emprego em Bissau, para ser encarregado de uma loja não sei se da NOSOCO, Gouveia, Ultramarina ou Barbosa C.ta). Ele tinha um amigo, também hoje falecido chamado Aguinaldo Paquete (que era pai de uma menina e um rapaz, um pouco mais velho que meu irmão mais velho) também ele encarregado de uma loja que ficava de outro lado da estrada principal, a frente quase da nossa. Um belo dia a P.I.D.E. (policia secreta portuguesa) apareceu e prendeu umas pessoas, entre eles, o Sr. Paquete e o levaram para Bissau. E como a esposa teve que ir para Bissau, os filhos deles ficaram na nossa casa. Aquilo abalou imensamente o meu pai; pois sabia que o amigo não era nenhum malfeitor

E além disso tinha a plena consciência que por serem amigos, nesse meio tão pequeno, ele também poderia ser preso a qualquer momento. Então disse que a ele não prenderiam. Morreria, mas não seria preso. Não admitiria nunca que o prendessem. E a minha mãe, que o conhecia bem disse-me, anos mais tarde, que ele estava a serio e teve muito medo nessa altura, pois sabia que se viessem prende-lo, ele ia morrer (matando alguém se preciso for), mas ele não aceitaria nunca ser preso a frente da esposa e dos filhos (éramos ainda apenas dois filhos, eu de quatro e meu irmão de seis). E eu, pequeno que era, nunca entendia essa “casmurrice” nacional. Esse “não ter medo da morte” em nome da verdade. Porque é que a verdade tinha que ser mais importante do que a morte?
Mas só vim a entender esse espírito suicida dos Guineenses, anos mais tarde, quando já na quarta classe do ensino primário, em Bissau, vi o meu velho, contra todo o bom senso que lhe conhecia, ir bater a porta de um oficial da marinha portuguesa, de apelido Salgueiro, para lhe exigir um pedido de desculpas por ter chamado de preto, a mim, uma criança de dez anos incompletos. Naquele tempo, em plena guerra, um africano ir afrontar um militar (ainda mais oficial), português, na sua casa, era uma coisa impensável; independentemente da razão ou não que a pessoa poderia eventualmente possuir seria, no mínimo, cadeia na certa.

Acontece que eu e o filho desse oficial da marinha portuguesa éramos amigos e colegas de escola. E este dava explicações ao filho quando chagava do emprego ao fim da tarde. Mas como nos, os colegas, estávamos sempre na rua em frente a jogar a bola, o miúdo não parava quieto na sala. Então o homem teve a maldita ideia de acabar com a minha diversão. Falou com o meu pai e convenceu-o a obrigar-me a ir as “explicações” que dava ao filho. Como não ia cobrar nada por isso, meu pai achou a ideia excelente. E acto seguinte chamou-me a comunicou que os dias de jogo a tarde tinham chegado ao fim. E todos os dias tinha que ir ter com o Zé Carlos, para juntos assistir as “explicações” do pai dele.

O miúdo não era muito desenvolto na gramática (em contrapartida era barra em ciências naturais e grande conhecedor de astronomia, os planetas, a via láctea, as constelações não tinham segredos para ele… aprendi com ele a encontrar no céu a Ursa maior em minutos…) e eu por alguma razão, que ainda hoje desconheço, parecia que tinha nascido apenas para declamar os verbos nas suas estranhas formas, tempos e modos, conhecendo até a exaustão o condicional, pretérito perfeito, os gerúndios e outras balelas. Embora sem nenhum interesse por ai além nisso, esforçava-me apenas com o único fito de poder sair mais cedo para ir jogar; pois que apresentasse o caderno com o TPA (trabalho para casa) resolvido, com os verbos conjugados certeiramente, teoricamente, tinha o direito de sair uns trinta minutos mais cedo. E eu precisava desse precioso tempo, pois de outra forma os outros rapazes que jogavam a bola na rua (como Edmundo Gama, PápaNhati, Tino e o irmão também Pápa, oriundos de Bubaque, e mais alguns da zona da Meteorologia que apareciam) teriam debandado para as suas casa jantar.

O Sr. Salgueiro, era um indivíduo com sólida formação para aquele tempo; pois tinha terminado o Liceu, em Portugal, o que era raríssimo, e naquele tempo era quase como ter uma licenciatura (e ter licenciatura naquele tempo era como ser duas vezes doutorado hoje); queria orgulhar-se do filho, fazer dele um bom aluno, se não o melhor da nossa turma da escola. Por isso ficava muito triste e abatido quando todos seus esforços não surtiam resultados. E ainda mais triste ficava, quando eu respondia a todas as perguntas e o filho não acertava numa. Ainda oiço a sua voz desanimada, depois de muito insistir com o filho, sem resultado, gritando para mim, já de saída, na porta entreaberta, com um pé na varanda:
- F. G. !!!!!!! (foi a primeira pessoa que assim me chamou, antes mesmo do professor Lima (dos trabalhos manuais) me colar esse nome a pele no ciclo preparatório.
- F. G.: Pretérito mais-que-perfeito de….? Quando eu respondia dava mediatamente um tabefe no aterrorizado filho, que não tinha acertado. As vezes errava de propósito, para proteger o meu amigo (e pensando que assim, vendo que era difícil, não castigasse o filho); mas cedo percebi que nada adiantava (apenas eu era proibido de sair e tinha que ficar de castigo com o meu companheiro de infortúnio até as nove horas da noite a estudar), pois ele recebia o tabefe a mesma. A mim nunca me bateu, verdade seja dita, mesmo quando erava. Acho que havia algo na minha conduta que não o permitia fazer isso, ou apenas entendia que não tinha esse direito. Seja como for, depois de responder, saia disparado e essa hora já estava na rua no presente-mais-que – perfeito de uma bola nos pés, esquecendo do coitado do meu amigo no seu imperfeito presente, feito de insultos e palmatórias.

E assim foi passando o tempo até que um dia o professor, frustrado pela incapacidade notória do filho em aguentar a “minha pedalada”, gritou para ele:- burro, burro! Tu és português e ele é preto! E ele sabe melhor o português que tu, filho e neto de portugueses. Não tens vergonha na cara?

Talvez outro, no meu lugar, tomasse o seu violento e amargo desabafo como um elogio, mas eu (embora com dez anos incompletos) com aquela nossa mentalidade rude de Guineenses, recebi as suas palavras como uma afronta, um insulto imperdoável (e de facto ainda hoje nunca lhe perdoei essas néscias palavras); tivesse dito ao filho “és português e ele guineense” sairia dali satisfeito, não teria havido todo o problema que se veio a gerar; pois seria apenas a constatação de um facto e suas implicações.
 Assim, possuído de uma indignação inexplicável, fora de mim, possuído pela ira, sai de rompante (sem ao menos me despedir), saltei o muro do quintal, que separava a casa deles da do meu avó, esquecendo de ir jogar a bola, fui directamente para a nossa casa. O meu pai já tinha voltado do trabalho, e sentado no quintal lia qualquer coisa; ao ver-me em casa tão cedo, perguntou porque não fui a explicação; disse-lhe que o Sr. Salgueiro chamou-me de “preto” e “eu não admiti isso…”. Embora adivinhando a sua possível decisão às minhas palavras, por conhece-lo minimamente, não contava com a rapidez da sua reacção. Como que picado por um mosquito, saltou da cadeira, e sem mesmo vestir a camisa, apenas de camisola interior, pegou-me pelo braço e saiu disparado, sem escutar a minha mãe que o queria acalmar, rumo a casa do vizinho.

Acontece que a minha mãe era amiga da mulher do oficial (essa família portuguesa vivia na casa vizinha, casa do Sr. Domingos Fernandes - Nho Domingos de Dona Divige - que vinte anos depois viria a ser o famoso restaurante português “Asa Branca”); eram mais ou menos da mesma idade, passavam os dias a coser (quer dizer, a minha mãe lhe ensinava a coser) e a conversar uma com a outra sobre os filhos e a vida em geral, quando os maridos iam trabalhar. Por tudo isso ela ficou angustiada, quando viu-me a ser arrastado pelo meu pai rumo a essa casa; ainda virei para trás, e li apreensão na sua face; ali a olhar-nos, sem poder contrariar o marido; ela conhecia o temperamento dele e imaginava que ia haver muitos problemas para todos nós. Lembro-me que a reacção do meu pai também me assustou, pois embora ainda não tivesse capacidade de analisar todas as consequências do acto que ele ia praticar, percebia vagamente que ele, e possivelmente a minha mãe, viriam a sofrer as consequências disso, como da vez da briga de Farim, com os retalhistas mandingas e fulas.

Ao chegarmos a casa do oficial português, bateu a porta com raiva, estava tão zangado que apertava o meu pulso até fazer doer, sem mesmo notar; e eu tinha medo de abrir a boca, já arrependido de o ter contado o incidente. Ficamos a espera uns minutos que me pareceram uma eternidade. Quem abriu foi a esposa do Sr. Salgueiro, que ao me ver, inocentemente, perguntou se eu não queria ir lanchar com o filho (nesse momento este, ainda choroso dos sopapos, comia o habitual lanche de pão com manteiga e leite).

A inocência e amabilidade dela para comigo, desarmaram meu pai que se acalmou um pouco; mas mesmo assim, antes de eu poder recusar o convite dela, respondeu por mim, dizendo que “filho dele não come em casa de gente que o chama de preto”. A pobre senhora, que não sabia de nada, ficou boquiaberta a olhar para nós...

O Sr. Salgueiro passou quase uma hora a explicar ao meu pai que ele não teve intenção de me magoar, pelo contrário, quem queria humilhar era o filho, por eu ser mais inteligente, etc., etc., e outras explicações; que usou a palavra “preto sem intenção”, que tinha grande apreço por mim… deu parabéns ao meu pai por ter um filho assim “tão esperto”, etc., Tanto falou, tanto desculpou-se que o meu pai acalmou-se e ficou a olhar para mim muito orgulhoso. Nunca imaginou, ou mesmo suspeitou, que eu fosse “tão esperto” como o homem dizia (nem eu também, diga-se em abono da verdade; e como ele, eu também ouvia tudo isso admiradíssimo, pois esse homem nunca me tinha dito - ou demostrado - nada do que dizia agora).

O meu pai, como bom Guineense - nunca demonstrava o afecto que sentia pelos filhos - e nunca me tinha dito uma palavra de carrinho desde que tinha nascido (e de resto nunca o fez, em toda a vida, até morrer). Mas nesse dia julguei ver um lampejo orgulho nos seus olhos; e quando por fim a paz foi conseguida, e o Sr. Salgueiro foi buscar uma garrafa de whisky para brindar as pazes com ele, perguntou-me, casualmente, como se fosse um elogio, que nunca poderia fazer, “porque diabo não vais lanchar com o teu pobre amigo?”

V
 E assim, nesse longínquo dia, antes de existir a Guiné Independente, entendi radicalmente, que havia os portugueses e os guineenses; que eu e meu pai éramos estes, e o Zé Carlos e o seu Pai àqueles; a partir desse dia, embora a nossa professora Dona Maria do Carmo, nos asseverava todos os dias, que éramos todos portugueses, independentemente da nossa cor, nunca acreditei nela. Ela, coitada, nem percebia que aquilo era uma falsidade, pois como milhões de portugueses e africanos, acreditava piamente nisso.

Nesse dia, entre outras coisas, entendi que a música do cantor Brasileiro, Agnaldo Timóteo, “O meu grito” era a música preferida do meu pai, pois a escutou varias vezes como forma inconsciente de auto satisfação, de dever cumprido, de sentir que embora com perigo “fez o que devia ser feito”.
Mas o mais importante, nesse dia, entendi que o nosso povo, os Guineenses em geral, “não temem a verdade, da mesma maneira que não temem a morte” Por isso devo dizer que, muitíssimo antes do meu exercício “científico” de lazer acima”, entendi de modo inabalável que “guineenses oça morto ma é cá medi bardaditambê. Mas “Ioçabardaditambéninkupago i morto”.

Portanto o adágio deve ser a soma destes dois - se alguém os poder juntar fazer um só, num exercício igual ao meu anterior, agradecia - e não o outro que deturpa a essência da nossa realidade. Mas entendo o erro do nosso povo (embora“bureçaka`sta na povo”) quando o criou - nas suas lucubrações e divagações sobre a justiça e a verdade - pois se tudo correu mal no nosso país, porque é que os provérbios estariam correctos, numa estranha excepção? Pois no caso deles “nem a excepção confirmaria a regra” como habitualmente em outras ocasiões.

Desculpem o cansaço de terem que ler um pouco mais do que gostam, mas infelizmente não consegui resumir mais…

Fernando Teixeira
Bissau, 2 de Maio, do ano em que o povo mais precisa de não ser burro.