quarta-feira, 26 de setembro de 2012

"Espanha, tão perto e tão diferente..."

Esq: Manif Lisboa 2012 - Dir: Manif Madrid 2012

Quem viveu em Lisboa nos anos 80 de certeza deve lembrar-se, daquela publicidade institucional que passava na televisão na época e, que rematava no final de umas lindas paisagens espanholas, com a frase que intitula, este pequeno comentário falado, com imagens que valem mil palavras. 

Se na Manif lisboeta, o gesto que marcou o dia foi o ternurento abraço(foto a esquerda), da jovem manifestante num dos polícias de "Choque" que estava de serviço para manter a ordem pública, na Manif madrilenha, esta "gravata" violenta(foto a direita), opressiva e cobarde do polícia de choque espanhol, sobre uma jovem indefesa, marca a brutalidade da ação policial e a diferença das duas Manifs. 

Foi extremamente lamentável e excessivo o uso da força e o que se passou com os manifestantes que saíram à rua em Madrid o que só confirma os brandos costumes dos nossos irmãos tugas e os costumes toureiros dos nuestros hermanos. 

Fui!!!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Parabéns Guiné-Bissau

1 Povo, 1 Nação e 1 Bandeira

A raça guineense está de parabéns. Há 39 anos, um jovem guineense de nome Nino Vieira, na altura Presidente da Assembleia Nacional Popular, proclamava a República da Guiné-Bissau. O sonho do fundador da Nação guineense, Amílcar Cabral, se transformou em realidade! Se a Independência e a Liberdade eram o ponto de partida, hoje a Paz e o Desenvolvimento, são as grandes metas. Vamos todos lutar para que o nosso país alcance essa META. Vamos nos Unir, para esta luta!!!   

Aproveito a oportunidade para felicitar TOD@s guineenses, e desejar que este dia seja preenchido com  muito Amor, Paz e Redenção...

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Daniel Pereira é cidadão honorário de Brasília


Embaixador Daniel Pereira

Fonte: A Semana

Daniel Pereira, embaixador de Cabo Verde no Brasil há seis anos, foi declarado cidadão honorário de Brasília, distrito federal. A sessão de outorga do título é já na quarta-feira, 12, e acontece no plenário da Assembleia Legislativa da capital política do Brasil.

A laúrea, uma proposta da deputada brasiliense Luzia de Paula, distingue a intensidade da intervenção de Daniel Pereira na sociedade brasileira, que ultrapassa largamente as suas funções de embaixador de Cabo Verde no Brasil e alcança "o cenário cultural-administrativo e até religioso" local.

Para Daniel Pereira, na diplomacia há cerca de 20 anos - cumpriu a sua primeira missão diplomática entre 1993 e 1997, na Holanda-, a laúrea como cidadão honorário de Brasília é uma distinção que recebe com sentimento de “grande honra”.
Porque Brasília, “cidade sonhada na dimensão da grandeza de um povo, trabalhada no esforço e coragem, me acolhe como seu filho e tem em mim um sentimento de pertença e comunhão”, diz Daniel Pereira, que antes de Brasília chefiou durante um ano a embaixada de Cabo Verde em Lisboa.

Além disso, afirma o diplomata de 61 anos licenciado pela Universidade Clássica de Lisboa (Faculdade de Letras), receber tal comenda a 12 de Setembro, dia em que “nasceu Amílcar Cabral, pai fundador das nações da Guiné Bissau e Cabo Verde, sensibiliza-me”.

Daniel Pereira é também historiador e autor de diversos livros sobre a história de Cabo Verde e de algumas das suas principais personagens. Entre os seus trabalhos publicados contam-se Cabo Verde - Marcos cronológicos da Cidade VelhaA importância histórica da Cidade Velha e Cabo Verde – Apontamentos históricos sobre a ilha do Fogo.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Só agora Sr. ministro...

MNE Paulo Portas

Portugal defende política "inclusiva" com CPLP e CEDEAO para acordo sobre a Guiné-Bissau

Lusa07 Set, 2012, 07:40

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Portas, voltou a defender na quinta-feira, em Brasília, uma solução "inclusiva", com a participação da CPLP e CEDEAO, para a situação "absolutamente indesejável" na Guiné-Bissau.

"A posição de Portugal, partilhada com a CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa], visa criar uma política inclusiva com a CPLP e CEDEAO, que devem procurar um acordo para a situação absolutamente indesejável na Guiné-Bissau", afirmou Portas.

As declarações do ministro português foram feitas após um encontro com o chefe da diplomacia brasileira, António Patriota, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
Paulo Portas realiza uma visita de uma semana ao Brasil, que incluiu uma passagem por São Paulo, onde se reuniu com representantes da comunidade portuguesa e do setor empresarial brasileiro.
Ordidja-notando
Só agora, senhor ministro...
Foi preciso colocar todo um Povo de quarentena, ameaça-lo com Fragatas, Corvetas e demais vasos de Guerra. Foi preciso, bajular até ao ponto de, numa reunião entre os pares, suplicar uma chamada para o PR JES, para que de seguida e, a frente dos demais pares de outras Nações e proveniências, prestar à magna vassalidade, para ganhar mais uns petrodólares.

Mas quer saber senhor ministro, a sua atitude não me espanta, porque o que realmente me espantou e deixou perplexo é a redação desta notícia que afirma “Paulo Portas, voltou a defender na quinta-feira, em Brasília, uma solução "inclusiva", com a participação da CPLP e CEDEAO”. “Voltou” sim a mostrar o quanto esteve errado quanto a situação  "absolutamente indesejável" na Guiné-Bissau.

Mas como diz o outro, "mais vale tarde do que nunca" Sr. Ministro...

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Estudante guineense é destaque acadêmico no Brasil



Fonte: DW

No Brasil, estudante guineense se torna exemplo para os colegas. Pela sétima vez, ele tem as melhores notas do país entre os integrantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação do Governo Federal.

O jovem guineense Naloan Coutinho Sampa, de 24 anos, termina o curso de Engenharia Civil em dezembro próximo, mas sua trajetória de sucesso ficará marcada para sempre na história da Udesc, Universidade Estadual de Santa Catarina, na cidade de Joinville, no Sul do Brasil.

Sampa foi agraciado com o Certificado de Mérito Acadêmico, concedido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O reconhecimento é concedido a estudantes estrangeiros, integrantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) do Governo Federal, que apresentam as melhores notas no ensino superior em todo o país.

A chefe do Departamento de Engenharia Civil, Sandra Kruger, diz que a conquista do guineense é motivo de orgulho para a Udesc Joinville, além de ser um exemplo para todos os colegas “o fato de termos um aluno bolsista, de um país com sérias dificuldades, que tem se superado e conseguido o primeiro lugar”, explica.

Educação para sonhar
Para a chefe do Departamento de Engenharia Civil, Sandra Kruger, o guineense é motivo de orgulho para a Udesc Joinville. Filho mais novo de uma família de 11 irmãos, Coutinho Sampa acredita que a formação no Brasil lhe garantirá um futuro melhor, “uma vez que o país está entre as seis maiores potências econômicas do mundo, isso vai refletir posteriormente para quem tiver um diploma brasileiro”.

O jovem revela o sonho de se tornar professor universitário na Guiné-Bissau. “Tenho a obrigação de ajudar hoje, amanhã ou mais tarde a fazer com que meus netos e meus filhos não precisem estudar aqui, que eles possam estudar no meu país mesmo”, completa. Apesar da saudade que sente da família, o guineense recomenda a outros estudantes “que tentem realizar o sonho”. “É uma vitória muito grande se formar e adquirir uma experiência única”, conclui.

Programa concede benefícios financeiros
Junto com o Certificado de Mérito Acadêmico, Coutinho Sampa conquistou a Bolsa de Mérito,concedida aos conveniados do PEC-G que demonstrem aproveitamento acadêmico considerado excepcional. O valor mensal do benefício é de R$ 622, (pouco mais de USD 300,). O estudante guineense foi agraciado ainda com uma passagem para a Guiné-Bissau.

Anualmente, pelo menos 600 alunos estrangeiros desembarcam no Brasil por meio do PEC-G. Na Udesc Joinville, estudam outros cinco alunos estrangeiros provenientes do Paraguai, da Bolívia e de Angola. Cabo Verde e Guiné-Bissau são os países que mais enviam alunos ao Brasil.

Eng. Naloan Coutinho Sampa
Autora: Sansara Buriti (Florianópolis)

Ordidja-notando

Caríssimo Engenheiro Naloan Coutinho Sampa, és um orgulho para todos os guineenses residentes no Brasil! Trabalho árduo, conquistas e méritos reconhecidos são valores que reforçam a nossa esperança, pertença e crença. Muitos mais sucessos na vida profissional! Abraço fraterno!