sábado, 28 de abril de 2012

Libertados o presidente interino e o primeiro-ministro de Guiné-Bissau

Raimundo Pereira e Carlos Gomes Jr.

Fonte: EFE

O presidente interino da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira, e o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior foram libertados nesta sexta-feira (27), segundo anunciou aos meios de comunicação o porta-voz da junta militar no poder, o coronel Daba Na Walna.

Pereira e Gomes, detidos após o golpe de estado do dia 12 de abril, foram postos em liberdade após a viagem à Bissau de uma delegação militar da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

A missão da CEDEAO, integrada pelos chefes de Estado-Maior das Forças Armadas da Nigéria, Costa do Marfim e Senegal, mantiveram uma reunião com o alto comando militar guineense liderado pelo tenente-general António Indjai.

Após sua libertação, pouco antes das 18h (15h de Brasília), Pereira e Gomes deixaram Bissau com destino a Abidjan, no mesmo voo que a delegação militar da CEDEAO. Daba Na Walna anunciou também a formação de um governo de transição de um ano, passo prévio para a convocação de eleições presidenciais e legislativas.

O anúncio da libertação de Pereira e Gomes despertou manifestações de alegria por parte dos seguidores e simpatizantes do ex-governante do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). Em vários bairros periféricos de Bissau, grupos de jovens saíram às ruas após receber a notícia da libertação de ambos dirigentes. Os líderes da CEDEAO, reunidos na quinta-feira em uma cúpula extraordinária em Abidjan tinham dado um ultimato de 72 horas à junta para restabelecer a legalidade constitucional na Guiné-Bissau. 

A cúpula decidiu também o desdobramento de uma força de 600 soldados em Guiné-Bissau para garantir a segurança das instituições e dos responsáveis pela transição.
O golpe de estado aconteceu no último dia 12 enquanto o país - um dos mais pobres do mundo - estava em pleno processo para realizar o segundo turno de suas eleições presidenciais, fixadas para o próximo dia 29 de abril.
Odidja-notando

CEDEAO – 2
CPLP – 0