sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Próspero Ano vs Prósperos Futuros


"Difícil não é lutar por aquilo que se quer, é sim desistir daquilo que se mais ama. Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, mas sim por não ter mais condições de sofrer" (Bob Marley)
 “The World Bank remains strongly committed to supporting the economic development of Guinea Bissau, and therefore encourages all leaders and citizens to respect the constitution and the rule of law. We look forward to a speedy resolution of the unrest so that the nation can continue working toward an inclusive, peaceful, stable and prosperous future.” Beldina Auma, World Bank Group - WASHINGTON, December 29, 2011 - http://www.worldbank.org/africa

Frases, frases e mais frases que se leram e estão a ser lidos de novo, neste final de Ano. Alguns fazem pensar (outros nem tanto, pela pobreza do conteúdo) em tudo o que foi este Ano. Mas “por-finalmente” como diria a personagem Odorico Paraguasu da novela da Glogo “O Bem-Amado” interpretado pelo ator Pelópidas Guimarães Brandão Gracindo, mais conhecido como Paulo Gracindo, estamos prestes a despedir do Ano 2011.
Continuo com dúvidas, dádivas, p. da vida, porque não foi nada fácil sentar e ter vontade de escrever algo. Normalmente se reflete neste período, quando é preciso fazer balanços.
É sintomático esta passagem do Comunicado do WB, frase que inspirou impulso e preocupação, para os que gostam de transpirar Esperança, Serenidade e Compreensão entre nós os guineenses.
Pergunto (no sotaque brasileiro)! Qual é pessoal? Estamos no final do Ano!
Temos que acreditar em idéias democráticas e sadias, com rosto no futuro... Olha amigo, os países estão a fazer planos, lançar novas sementes e estratégias, não estão a discutir lugares e muito menos formar bandos!      
Quando se chega num final de ciclo, tudo tende a parecer incerto...
É verdade, África perdeu filh@s com valor causando tristeza na música com a partida da “Diva do pé descalço” Cesária Évora, a quem rendo aqui a primeira homenagem.
@s ambientalist@s perderam muito, com o falecimento da queniana Wangari Maathai, prêmio Nobel da Paz em 2004, figura, que marcou o novo conceito do Desenvolvimento Sustentável.
Alguns líderes políticos, homens que a há 20 anos inspiravam milhões, tombaram. Outros com Dignidade, outros nem por isso..    
Estamos à véspera do início de novo ciclo, novos rumos para 12 meses, novos horizontes para 365 dias, novos sonhos para bilhões de corações, novos pensamentos para ilhões de neurônios.
É preciso e urgente, aquele acreditar no NOVO e BOM! O devir frutuoso!
Enquanto cybernauta, espero ler e refletir (não vá duvidar?) das tradicionais mensagens do final do Ano, das figuras de proa do Mundo das Nações, mas também enquanto simples cidadão desse mesmo mundo,  irei claro, tentar escutar, refletir “por-simplismente” (permita o leitor que cite agora o guineense Braima Dúvida-BD)  ao ler mensagens de escritores, críticos, e a grande salada que me cai aos olhos através da tela do PC.
E como senão bata-se leio sempre em termos oficiais e políticos, as mensagens de SE. Senhor@s President@s da República, President@s da Assembléia (caso as obrigações exigem) da President@s do Suprem@s Tribunal, Tribunal de Cont@s, Govern@s (aquele coletivo que nos dirigi), @NG, Associações, Movimentos   etc etc, e etc...O que se fez? O que nãos se fez? Em termos práticos!!! Ação amigo!!!
Permitam um parêntese para repisar, irei tentar ler todos, mas algumas mensagens normalmente entram na pilha dos inspiradores. No caso da Guiné-Bissau, as mensagens dirigidas aos fieis católicos, na noite do final do Ano, dos Bispos da Igreja Católica.
O Digníssimo Bispo de Bissau, Dom José Camnate, vai falar (escrever) para todos os guineenses, enquanto homem de Deus. Vamos escutar o que tem para dizer???
São, alias foram sempre, boas fontes de inspiração, essas mensagens. Nesta altura crítica então, com cenários de alto índice de incerteza que atravessa o nosso grande barco comum, “pikino na tamanhu garandi na fama” Guiné-Bissau, vai ser quase que obrigatório publicar uma mensagem dessa dimensão.  
O momento exige, e  aos Homens “mal amados” que essa mensagem os ajude a nutrir e definir novos caminhos pela Verdade.
Conto com aquela voz calma, serena e confiante, do Dom José Camnate, que sempre consegue falar não só para os corações dos homens de boa vontade, mas também para a alma, daqueles que ainda pretendem querer manter o Ethos de “homens de guerra” na nossa terra.
Fala-nos de novo e por outras palavras, da certeza de uma Guiné-Bissau Sã (!) onde um dia a Justiça (mesmo com suas lacunas humanas) vencerá a Vingança e Violência (mesmo com a sua estupidez).
Espero não ter extrapolado ao ler notícias, comentários, relatos, relatórios, contos de fadas, guiões, sinopses, pá... letras vivas, que falam da situação frágil que ameaça a Paz e Tranquilidade do Povo guineense.
Que situação atual, é esta? Que país é este?
É que, já tinha desistido da idéia de escrever algo mais, este ano. Falou mais alto um outro algo mais, e até que chegasse a esse ponto ou mais “um ponto”, para os que gostam de falar pontos, chamar os pontos, colocar ponto, e sem hesitação se  pegam a imprimir, emitir, imiscuir, omitir, redimir, e tudo o resto,  menos opinar...
Que é o meu caso!!!
Prezad@s,
Feliz e, Próspero Ano 2012...
Peace...
Fui!

Cesaria Evora - Fidjo Maguado



Uma perda que doi...!!! E a perda da Cesária Évora foi dura!!!
Honrada Diva, obrigado por ter dado esta voz, nesta música, que fez , mais um sofrimento, transformar-se em fé que navega na esperança...

Descança em PAZ!!!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Ofereça Tempo neste Natal


Por : Paula Miranda Lima

Oferecer antes de mais, tempo. Muito tempo aos seus filhos, aos seus familiares, aos mais velhos, aos que necessitam de um ombro, uma palavra de consolo, uma mão estendida para ajudar, um ouvido para escutar; oferecer tempo aos conhecidos, aos isolados, aos doentes, enfim, a todos os que precisam de alguém que tenha um pouquinho de tempo.

Apos detalhadas observações e análises das diferentes situaçoes de vida, resolvi modestamente sugerir para a quadra festiva que se aproxima a grandes passos, que ofereçamos como prenda, TEMPO.

Cobertos de prendas as crianças de hoje têm tudo, mas falta-lhes algo, um pequeno algo que serve a grandes coisas. Algo, que talvez não nos venha à mente imediatamente..
Nas diferentes ocasiõess festivas, oferecemos prendas.

Brinquedos, iPads, iPhones, telemoveis, jogos electrónicos.

Pais, tios, madrinhas e padrinhos, avós, muitos deles já devem andar a dar voltas a cabeça para encontrar um presente que agradará aos seus, no periodo festivo do Natal e do fim do ano que se aproxima.

Chega-se a um momento em que já se deu tudo e torna-se então difícil a escolha do melhor objecto a oferecer, pois já se tem tudo ; graúdos e menos graúdos não têm falta de nada !!!

Mas «  não sentir falta de nada », será que é aí que está a felicidade ?
          
Não acho, pode ser que esteja errada. Pois então ajudem-me a reflectir.
Efectivamente, é pelo facto de «sentir a falta de... » que se pode pensar, imaginar, esperar, fazer-se projectos, sonhar. Coisas que, sejam as mais essenciais à nossa existência, à nossa satisfação, auto-estima, à nossa alegria e felicidade, ao fundamento primeiro da educação.
           
Receber  ou ter tudo assim duma so vez é como pre-empanturrar-se de comida antes que a fome chegue; Às crianças nos dias de hoje, falta-lhes sentir a falta de qualquer coisa. E não é com certeza o «  Pai Natal » que vai ajudar a melhorar essa observação.
           
Necessário seria também repensar : «Como oferecer coisas diferentes » ?
           
Por exemplo, em vez de se oferecer um objecto, porque não oferecer um dia inteiro passado no Jardim Zoologico, no Museu, no Circo, ou visitar um Castelo ? Isso sim permitiria à criança fazer projectos com os quais poderá sempre sonhar . É muitíssimo importante desenvolver a criatividade.

Sei de antemão quais os presentes mais cobiçados e os que ocuparão os lugares de preferência na lista dos pápás, avós e outros...Sem hesitação, os iPad, iPhone, telemóveis etc, etc. Não contesto embora gostasse de realçar aqui um detalhe : o relacionamento com o écran não substitui o contacto humano.
          
Pois, para mim o mais certo e benéfico seria oferecer « TEMPO » ! Que bela prenda !!!
          
Oferecer sobretudo à criança, a possibilidade de não ter tudo o que exige ; nada obriga a que os pais dêm tudo o que a criança exige ou deseja. É possivel evitar essa situação de excedentes de presentes, ensinando-as que devem aprender a escolher, que não se pode ter tudo nos tempos que correm; há que estabelecer prioridades. Acontece muitas vezes que a criança escolhe ou pede algo que muito depressa lhe deixará de interessar.
          
Devemos, isso sim, poder orientá-los nas suas inúmeras opções, porque no final de contas, a criança só vê uma bela imagem nos catálogos e nas publicidades. Devemos parar esta tendência de dar tudo o que  elas pedem, imediatamente. Há que poder dizer não ! Nao terás isto hoje, talvez pelo teu aniversário ou outra data ou ocasião. Atitudes como essa não frustram ninguém, pelo contrário, é um presente que podemos dar aos nossos filhos. É também uma forma de lhes provar o amor que nutrimos por eles, ajudando-os, educando-os !
         
Estejam ou não de acordo comigo, caros e amigos leitores, resta-me desejar a todos uma ótima leitura, boa análise e acima de tudo : Boas Festas e um Final de Ano agradável. Que os ventos da crise e dificuldades que fustigam o nosso dia-a-dia não nos impeçam de saborear, cada um à sua maneira e com os meios que possui, uma bela e amena quadra festiva.

Eu, farei um « Tchin » à saúde de todos vocês !
PML
Nota Ordidja
Sendo o segundo Natal deste Blog, e para não fugir a praxe, somos brindados com mais um belo texto de reflexão para esta quadra natalícia da Paula Miranda Lima. Ela sugere que utilizemos melhor o Tempo. Num mundo onde a justificação para as nossas falhas de partilha do amor, carinho ou amizade tem sido essa variável de nome TEMPO.
Um novo percurso para a marcha do segundo ano de existência deste Mural, com nome Ordidja está em curso e, pelos vistos vai criando profundamente relações de amizade e fraternidade.  
Agradeço do fundo do coração a PML (inicias da autora) não só por se ter lembrado mais um ano, deste Blog, mas também por ser leitora e amiga desta página. A todos vocês, que, por um motivo ou outro vão passando, lendo e clikando neste Mural, desejo BOAS FESTAS.
Peace 

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Obrigado pelo convite Miguel de Barros



Caríssimos,
Mandamos a versão electrónica do programa e convite da 3ª feira da Terra, assim como o cartaz, pedindo para fazerem ampla divulgação do mesmo de forma a favorecer uma participação massiva do publico.
Um bom dia e um abraço a todos.