quinta-feira, 28 de julho de 2011

Quando li, não quis acreditar...

El ministro de Justicia de la República de Guinea-Bissau, Octavio Lopes y el presidente del TSJ, el ministro César Asfor Rocha. El Presidente de la Corte Superior de Justicia (TSJ), el ministro César Asfor Rocha, recibió en audiencia en la tarde del martes (24), el Ministro de Justicia de la República de Guinea-Bissau, Octavio Lopes. La Corte Suprema de Justicia y de la nación africana cooperar institucionalmente en la Comunidad de Países de Lengua Portuguesa (CPLP). La reunión con el ministro guineano llegó como parte de las actividades de la visita oficial del presidente de ese país, Malan Bacai Sanha, Brasil.

En la audiencia con el presidente Asfor Rocha, Octavio Lopes solicitó el apoyo técnico e institucional para llevar a cabo reformas en el sistema judicial del país africano. También aprovechó la oportunidad para invitar oficialmente a la Corte a asistir a la Cumbre Ciudadana de Presidentes de las Cortes Superiores de la CPLP lo que debería suceder en la última semana de noviembre en la ciudad de Bissau, capital del país.
Nota Ordidja
Muitos dirão que são coisas da NET! Logo no inicio pensei que tinha lido mal. Ora, tive que ler duas, três e... Claro que o meu espanholês não é dos melhores, mas será que é mesmo verdade o que este artigo diz? Ou então, o meu amigo, irmão e camarada de longa data Octavio Lopes,  foi Ministro e não dei conta?
É fácil leia você mesmo aqui: www.juarezvicentedecarvalho.blogspot.com
Por estas e por outras é que, aconselho ao leitor em não fiar, em tudo o que vem ou lê na NET.
Fui!!!


domingo, 24 de julho de 2011

Do fundador da Geo...

Sua suposta conta do Twitter apresenta apenas uma mensagem, que cita o filósofo:

"Uma pessoa com convicção tem a força equivalente a 100 mil que tenham interesses apenas".

John Stuart Mill – filósofo inglês

Anders Behring Breivik, seguiu à risca o conceito do filósofo, onde a convicção e a determinação de, apenas UM homem, pode levar.

Infelizmente, o “cidadão” Norueguês, não entendeu o espírito e a verdadeira aplicação deste conceito e direccionou, esta convicção, para o MAL!

A mensagem de Stuart Mill, de certa forma, coincide com a MENSAGEM do também, poeta e filósofo, Fernando Pessoa – “Se plural, como o universo” e do Mahatma Gandhi – “Seja a mudança que quer ver no mundo”

O responsável pelos dois actos terroristas que mataram pelo menos 92 pessoas em Oslo e nos arredores na tarde de sexta-feira é um “fundamentalista cristão” e nacionalista revoltado com os supostos “efeitos nocivos” do multiculturalismo na Europa, de acordo com informações reunidas através de fontes policiais, comunicação social e redes sociais.

Anders Behring Breivik, o indivíduo de 32 anos, gestor de empresa, condena o que “as maravilhosas doutrinas multiculturalistas fizeram à Europa: destruição sistemática do carácter cristão, das tradições, da cultura, da identidade nacional e da soberania”.

O contra ponto

Seja a mudança que quer ver no mundo
O verdadeiro campo de batalha é dentro de nós - GANDHI


O homem sensato adapta-se ao mundo;
O homem insensato faz todo o esforço para que o mundo se adapte a ele:
Por isso, o progresso depende sempre do homem insensato.

Bernard Shawescritor irlandês 1856-1950


O descontentamento é o primeiro passo na evolução
de um homem ou de uma nação

OSCAR WILDE - escritor irlandês – 1854 – 1900


Época triste a nossa,
em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo.

ALBERT EINSTEIN, físico alemão

Roberto Moreno, 24 julho 2011

                                                 geo@geopress.org - www.geopress.org

Voz d'ouro eternizada...

Amy Jade Winehouse

Fonte: wikipédia

Nasceu em Londres, no dia 14 de setembro de 1983 — falecida ontem a 23 de julho de 2011. Foi uma cantora e compositora de soul, jazz e R&B do Reino Unido. Seu primeiro álbum, Frank, lançado em 2003 pela Island Records, foi muito bem recebido, comercial e criticamente, e o segundo, de 2006, Back to Black, deu a ela seis indicações ao Grammy Awards, das quais venceu cinco.

Amy também foi muito conhecida por seus escândalos públicos e pelo uso de drogas. Os problemas de Amy com drogas e álcool foram noticiados pelos meios de comunicação ao redor do mundo desde 2008. Em junho de 2008 o pai de Amy revelou aos jornalistas que ela estava com uma possível arritmia cardíaca por conta do uso abusivo de cocaína e cigarro.
Em 2009, Winehouse garantiu estar se recuperando. Ela já tinha vendido 505 mil cópias de seus dois discos anteriores no Brasil, segundo a revista semanal Veja.

Em 2010, Amy terminou seu tratamento na reabilitação e finalmente parecia ter se libertado das drogas, podendo concentrar-se no seu terceiro disco, esperado para janeiro de 2011, facto que não ocorreu. No seu último show, em 19 de junho de 2011, em Belgrado, a cantora teve uma atuação em que era visível o seu estado de embriaguez, levando assobios por parte dos fãs sérvios. Ficou assim provado, que a cantora não se tinha ainda curado do alcoolismo.

No dia 23 de Julho de 2011, foi encontrada morta em sua casa. A polícia disse que a causa de sua morte "ainda não foi explicada".

Nota Ordidja

Com uma explenderosa voz, a Amy, deixou o mundo dos vivos ontem, sem no entanto se saber a causa da morte. Como apreciador e fã desta controversa cantora britânica, foi com tristeza que recebi a partir do Brasil, a notícia da sua morte prematura. Espero que agora tenha à Paz, que muitas vezes lhe foi negada, durante esta sua breve passagem terrena.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Cativo sem ódio

Estou aqui como representante dos milhões de pessoas que ousaram insurgir-se contra um sistema social que tem na sua essência a guerra, a violência, o racismo, a opressão, a repressão e o empobrecimento de uma população inteira. Estou também em representação dos milhões de pessoas do movimento antiapartheid espalhadas pelo mundo inteiro, dos governos e organizações que juntaram a nós, não para combater África do Sul enquanto país, mas sim para se opor a um sistema desumano, e pôr rapidamente cobro ao crime contra a humanidade perpetrado pelo apartheid.

Estes incontáveis seres humanos, da África do Sul ou não, tiveram a nobreza de espírito de barrar o caminho a tirania e à injustiça sem tentarem tirar disso o mínimo proveito pessoal. A ferida de um individuo é de todos, e por isso eles agiram em coerência na defesa da justiça e do elementar respeito humano. Graças à sua imagem e determinação ao longo de muitos anos, podemos mesmo, hoje, prever o dia em que a humanidade inteira se reunirá para festejar uma das mais memoráveis vitórias humanas do século.

Quando esse dia chegar, congratular-nos-emos, todos juntos, com a nossa vitória comum sobre o racismo, o apartheid e a supremacia da minoria branca. Esse triunfo encerrará finalmente quintos anos de colonização africana que remonta à instauração do império português. Marcará assim um grande paço em frente na História e ilustrará a determinação comum dos povos no combate ao racismo, seja ele qual for e onde for. 

No extremo austral do continente africano, aqueles que sofreram em nome da humanidade inteira, tudo sacrificando pela liberdade, pela paz, pela dignidade humana e pelo progresso humano, estão prestes a receber uma recompensa incomparável, um presente inestimável.

Esta recompensa não se mede em dinheiro. Nem será avaliada em função do preço dos metais raros e das pedras preciosas desta terra africana que nós pisamos na esteira dos nossos antepassados. Será e deverá ser avaliada em função da felicidade e do bem-estar das crianças, ao mesmo tempo as mais vulneráveis de qualquer sociedade e o mais precioso dos nossos tesouros. É preciso que as crianças possam finalmente brincar ao ar livre na estepe, sem mais serem torturadas pela fome, dizimadas pela doença e ameaçadas por esses flagelos que são a ignorância, a brutalidade e todas as formas de abuso, ou obrigadas a envolver-se em atos cuja gravidade ultrapassa a sua compreensão.

Perante este distinta assistência, comprometemos a nova África do Sul a prosseguir sem desfalecimentos as resoluções definidas na Declaração mundial sobre sobrevivência, a proteção e o desenvolvimento das crianças. Esta recompensa será também, e deverá ser, avaliada em função da felicidade e do bem-estar das mães e dos pais dessas crianças, que devem poder viver nesta terra sem medo de serem espoliados por razões políticas ou materiais, injuriados reduzidos à mendicidade. Também eles devem ser avaliados do fardo pesado que é o desespero, provocado pela fome, pela privação e pelo desemprego.  

O valor desta recompensa para todos os oprimidos será medido, e deverá sê-lo, em função da felicidade e do bem-estar de todas as pessoas do nosso país que tiverem derrubado os muros desumanos que as dividem. Estas grandes massas terão virado as costas ao insulto grave dirigido à dignidade humana, que pretendia designar uns como senhores e outros como servos, e que tinha como resultado fazer de cada indivíduo um predador cuja sobrevivência dependia da destruição do outro.

O valor da recompensa que todos vamos partilhar será avaliado, e deverá sê-lo, em função da paz jubilosa que triunfará, porque a humanidade, que junta negros e brancos em uma só e a mesma raça, quer que cada um de nós possa daqui para o futuro viver como um filho do paraíso. Assim viveremos, porque teremos criado uma sociedade em que todos nascemos iguais e todos teremos direito a uma parcela justa da vida, de liberdade, de prosperidade, de dignidade humana e de bom governo. Uma tal sociedade nunca deverá tolerar que haja presos políticos, nem que sejam violados dos direitos humanos de qualquer pessoa. Assim como nunca deverá acontecer que os caminhos que conduzem a uma mudança pacífica sejam de novo entravados por usurpadores que procuram privar o povo de todo e qualquer poder para atingiram os seus próprios e ignóbeis objetivos[…]

Opinião

Se o leitor quiser, poderá pesquisar na NET, a continuação deste discurso magistral do exemplo vivo para toda a humanidade com nome de nascença de Rohhaba (na língua xhosa significa “aquele que cria problemas) Nelson Mandela. Quando li este discurso (embora não tenha lido muuuitos), tive a noção clara da grandeza e da plenitude duma das intervenções mais marcantes proferida por um africano.

“Mandela, nascido em 1918, é o rebelde que se empenha no combate à injustiça cometida contra negros. Primeiro pela via do direito e da não-violência, como Gandhi, depois a partir de 1944, na ilegalidade e na clandestinidade. É também o cativo sem ódio, que descobre o teatro na prisão e se transforma em homem de Estado pronto para dar provas do seu talento logo que é libertado, numa negociação impossível em que a paciência, a tolerância e a democracia lhe permitem evitar um banho de sangue. É finalmente aquele que renuncia à vigança para personificar uma nação ‘arco.ìris’.”

Estas palavras estão seladas no contra-capa do livro “ Nelson Mandela – Uma Lição de Vida” de Jack Lang (ex-ministro francês, da Cultura) editado pela Bizâncio. Lido num só fôlego! Este livro foi-me oferecido pelo amigo, irmão e camarada Alfa Djaló. Estávamos a passear na última Feira do Livro de Lisboa, quando paramos os dois, em frente à banca da Bizâncio. E quase que atraídos pelo livro, pegamos e começamos a ler o contra capa.

Como já tinha gastado os meus troquinhos em livros infantis, para a rapazeada lá de casa, confessei ao amigo que na próxima visita à feira,  esse livro não tinha hipótese de escapar. O Alfa, riu-se, e continuamos o nosso passeio. Já sentados para tomar um café, ele disse-me que iria procurar um WC. Foi! E quando voltou, disse-me “ Matchu es i pa bô”, não é que o meu amigo e irmão, foi comprar precisamente esse Livro. Muito obrigado Alfa! Deus lhe pague!

Hoje, 19 de Julho, o meu irmão mais velho Edson Araújo (Dinho para os mais chegados) faz anos! Sendo eu um sortudo, pelo facto de ter um Irmão com às características, do Di (como lhe chamo) em que a maior dificuldade que lhe dei (enquanto mais novo) foi sempre de querer viver entre 180-200km à hora, hoje dou-lhe toda a razão, pela paciência que teve comigo, e garanto-lhe que tentarei seguir o seu exemplo de paciência, rectidão e nobreza! Obrigado mano velho!

Por estas e por outras, é que hoje preferi não debruçar, senão estes instantes finais do texto sobre a questão da marcha fraudulenta. Porque para além das bestiais estaladas deontológicas (os números não enganam), focadas no texto sobre o assunto, descobri de forma triste que um “comunicador” não sabe distinguir, o que é criticar e o que é acusar! E quando é assim, penso que não estamos perante um jornalista, nem dum jornaleiro, tão pouco de um banobêro, (editor-mor do jornal di tabanka) pois o nome para esse tipo de profissional é, olha nem sei… Nomes para quê?

Bem-haja                       

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Rei Nelson Mandela


Discurso de aceitação do Prémio Nobel
Gostaria de aproveitar esta oportunidade para felicitar o meu compatriota e colega laureado, o presidente Frederik W. De Klerk, pela sua reacção à grande honra que me é dada. Vimos aqui juntar-nos a dois eminentes sul-africanos, o chefe Albert Luthuli e o arcebispo Desmond Tutu, aos quais haveis prestado uma homenagem plenamente merecida pela sua colaboração frutuosa na luta pacífica contra o regime maléfico do apartheid atribuindo-lhes o Prémio Nobel da paz.

Não receio que seja presunção da nossa parte acrescentar, de entre os nossos predecessores, o nome de outro exepcional laureado com o Prémio Nobel da Paz, o reverendo Martim Luther King Jr.

Também ele lutou e morreu na busca de uma solução justa para os mesmos grandes problemas que nós tivemos de enfrentar na África do Sul. Refiro-me ao desafio que resulta das dicotomias entre guerra e paz, violência e não-violência, racismo e dignidade humana, opressão e liberdade, repressão e direitos humanos, pobreza e libredade de acção... (...)

To be continue... 

sábado, 16 de julho de 2011

Lá ki ta kudi...

"Encontrar o amor é o segundo desafio da nossa vida. O primeiro, nunca lhe dizer adeus." Eduardo Sá

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Falsa+ absurda+ inconsequente

Vou começar pelos “finalmente” para depois debruçar nos “primeiramente” da grande questão do momento na Guiné, que são as “marchas populares” mas isso será lá mais para o princípio do fim deste artigo.

Os finalmente: então o primeiro-ministro cabo-verdiano cancela uma visita oficial para à Guiné-Bissau, por um motivo descabido que é o facto do presidente da república Malam Bacai Sanha estar ausente do país. Espera lá! Mas então, o homólogo do PM das ilhas do atlântico, o PM guineense Carlos Gomes não é a pessoa que o iria receber, e que tem por obrigação acompanhar este tipo de visita?.

Por estas e por outras, que sempre achei um pouco ousado e com um grau de interferência descomunal, os “bitaites” do PM José Maria Neves, sobre os assuntos internos guineense. Então logo agora que era preciso e fundamental mostrar solidariedade, coragem e coerência, o homem foge como o “diabo da cruz”? Será que teve medo de ir à Guine? Cancela uma visita por um motivo parvo, e injustificável acima de tudo. “Motivos de segurança?!” vão gozar outro, homem.

É por isso que continuo a achar que falar e criticar assuntos relacionados com a situação política guineense, é fácil. E prejudicam a imagem do país. Já dizia o outro “todos acham que têm uma opinião a dar sobre a Guiné-Bissau, o que só aumenta a falta de confiança da comunidade internacional nas instituições internas”. Porque no momento de mostrar, até que ponto se está realmente empenhado e determinado em ajudar a resolver esses problemas, os cobardes dão o “froche” (fogem)! Fica por isso registado este default do José Maria Neves, com relação à Guiné-Bissau.         

E agora vamos lá ao “primeiramente”: a “marcha popular” convocada por cerca de uma dezena de partidos da oposição guineense (os números são contraditórios, uns dizem 10 já escutei 13, outros dizem 15, não se sabe um número exato de partidos que aderiram a marcha) confirma definitivamente que alguns políticos guineense davam mais para o Circo do que para a política. Entre um ilusionismo primário e uma falta clara de sentido de oportunidade, a marcha de hoje foi sem dúvida uma grande fraude.

Fica por saber, o porquê desta onda frenética de “marchas”?

Ela é falsa! Porque se fosse verdadeira, seria organizado no dia 14 de Julho de 2009, ano em que não só ocorreram os crimes, mas fundamentalmente, o ano em que as afirmações do então CEMFA José Zamora Induta, foram proferidas. Se realmente fosse uma marcha genuína, tenho a certeza que o numero de participantes não se resumiria aos parcos centenas de guineenses incautos que foram na cantiga. Se tivesse havido, coragem, seriedade e sentido de oportunidade, esta marcha seria organizada na altura certa sendo um sucesso, contando com os milhares que imaginariamente alguns pintaram a aderência de hoje. Claro que 15 mil participantes, noticiado pelo colega António Aly (blog - ditadura do consenso), não passam duma ditadura do delírio!

Esta marcha foi absurda! Porque foi uma amostra dos efeitos da falta de ideias criativas e construtivas, há um ano das eleições, duma oposição guineense, encabeçada pelo PRS, que afinal desde de 2009, tem andado a dormir. Lembro-me que no ano passado, estava eu em Bissau e o mesmo vice-presidente Ibraima Sori Djaló, fizera as mesmas acusações, pedindo a demissão do PM Carlos Gomes Júnior, pelos assassinatos de março e junho de 2009, mas provas que é bom, nada! Leu bem, PROVAS! Ancorada às afirmações públicas do Zamora Induta e sem dados novos, o filme repete-se este ano. Embora o guionista das trapalhadas políticas da nossa realidade, tenha escolhido uma “marcha” desta vez, para tentar criar mais suspense no enredo e tentar captar mais atenção. E impressionar o presidente Malam Bacai Sanha.

Inconsequente: foi aquela tentativa de imitação (angolano) de contra-marcha convocada para o dia 12 de julho, terça-feira, pelo partido no poder PAIGC. Não sei quem teve essa ideia estapafúrdia e com falta de sentido de oportunidade. Para não estar só a criticar sem apresentar propostas, sugiro o seguinte: o PAIGC, devia convocar todos os militantes e simpatizantes do partido, para que ocupassem e se mantivessem sentados nos passeios que estão em frente à sede do próprio partido, os passeios em frente do palácio devoluto e aquela em frente a antiga primatura (atual Palácio da Cultura) e que ao passar à “marcha” todos se levantassem e batessem palmas, isso porque os espectadores estariam na primeira fila e com uma oportunidade impar, para assistir ao vivo e a cores as manifestações inequívocas de hipocrisia, falsidade e oportunismo, como nunca se viu, na sociedade guineense.

As situações de violência política com que padece a realidade guineense, faz ganhar a conotação negativa que se tem criado do país. Mas pior é tentar carnavalizar essa violência, e estimular com impulsos negativos uma crise política neste momento inapropriado, esta marcha foi sem sombras para dúvidas, uma expressão da pura estupidez que graça a forma de fazer política na Guiné.     

O leitor pode ter a certeza de uma coisa: se definitivamente se conseguir transformar a Guiné-Bissau num Circo, vou-me candidatar para domador de leões, porque com o ecoar do estalo do chicote, poderei assustar alguma insanidade de alguns leãozinhos que insistem em testar a paciência do comum guineense.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Parabéns, São Tomé e Príncipe


Fonte:: RFI

São Tomé e Príncipe festeja 36 anos de Independência
As comemorações alusivas ao dia 12 de Julho de 1975, dia da Independência de São Tomé e Príncipe, decorreram na capital, São Tomé, na Praça da Independência. A celebração foi assinalada com diversas iniciativas culturais e um desfile militar na presença do Presidente da República, Fradique de Menezes.
São Tomé e Príncipe celebra hoje o 36º aniversário da independência, a cinco dias de eleições presidenciais, o que leva a uma pausa na campanha, pelo menos na capital. No discurso que proferiu Segunda-Feira, o Presidente da República, Fradique de Menezes, afirmou recear que a instabilidade política no arquipélago continue, apesar das promessas em contrário feitas na campanha eleitoral pelos diversos candidatos.
O país teve nos últimos 10 anos quase outros tantos primeiros-ministros, um facto revelador da instabilidade política de que falou Fradique de Menezes.
A RFI ouviu Gerhard Seibert, investigador no Centro de Estudos Africanos do ISCTE, em Lisboa, para quem a Independência em si não basta para fazer avançar o arquipélago.



Opinião


O país do melhor cacau do mundo, está em festa. Completaram hoje mais um aniversário, da formação da Nação Santomense. Com ciclos frequentes de instabilidade política, alguns investigadores, consideram que esse setor tem sido o “calcanhar do Aquiles” deste micro Estado situado no golfo da Guiné. País do Equador, São Tomé e Príncipe, parece não ter encontrado ainda uma via para fazer render as suas potencialidades. Até quando o país vai estar na lista dos menos desenvolvidos? Ninguém sabe! O que se sabe é que dentro de 5 dias, o povo irá as urnas para escolher o próximo presidente da república.

Como é que, num país tão pequeno, existam tantos candidatos? Ao todo são 9 candidatos. No próximo domingo (17) o dado vai ser lançado para se encontrar o sucessor de Fradique de Menezes, presidente cessante, que está a terminar o seu segundo e último mandato.  

Muitos analistas apontam para uma segunda volta entre o candidato apoiado pelo ADI, Evaristo Carvalho, do partido que lidera o governo, com o dinossauro e independentista da política são-tomense, Manuel Pinto da Costa.  A ver, vamos! Sou da opinião de que um país cuja matéria-prima (cacau) faz o melhor chocolate do mundo, é e só pode ser um bom país. Como os “santolas” irão construir esse futuro melhor é a grande questão…   

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Gostei…E vou voltar!!!


Foi ontem, no final da noite. Foi como se, àlguem tivesse tentado me presentear depois de ter “trabalhado” (bastante diga-se de passagem), ao soltar mais um post na Ordidja. Mas foi mesmo. Passado cerca de 15 minutos, depois de afugentar do “prelo”, (neste caso concreto) o penúltimo post, recebi uma chamada, do amigo e “companheiro de luta” Eldimir (Gu) Faria, convidando para um encontro na novidade da zona, o Kantinho.

- Kantinho?! Perguntei no segundo, seguinte do convite!
- Sim Kantinho, o novo Restaurante que abriu, aí na zona onde vives, Massamá. Afirmou o Gú Faria.
- É verdade, recebi o sms de convite, mas não pude ir lá na inauguração… Carimbei na resposta…
- Então “bora-lá” até porque tenho que ir conhecer o espaço também… Temos que falar de alguns pontos sobre a nova iniciativa que “está à caminho”, para a comunidade guineense em Portugal. Reforçou no convite!

Quando se sobe às escadas da entrada principal do Shopping Center de Massamá, é só levantar a cabeça, tem-se logo à placa luminosa, chamando atenção. Mesmo ao cimo da Farmácia que se tem em frente, vê-se logo o letreiro :“Kantinho” com os ornamentos caleidoscópicos a condizer com o nome.

Outro aspeto, neste caso, agradável, o local fica realmente num cantinho do Centro Comercial, quando se olha da parte interior, mas situa-se numa varanda (quando se olha de fora) com uma vista que da para olhar e sentir as serras que rodeiam esta região de Sintra, que é apenas deslumbrante e faz bem a alma.

Reconstituição o Local: Massamá Shopping Center, no primeiro piso, ao cimo da única Farmácia do Centro. Mas, mais agradáveis ou melhor, gostosos, foram estes petiscos que a foto apresentada não engana. 


Uma das proprietárias, a Milena Barreto, foi nos avisando: “haverá mexilhões, em “quatro estações” como o prato principal em termos de petiscos, mas para além dos frequentes pratos apetecíveis de um restaurante normal em Portugal, terá uns dias de cachupadas a moda de Cabo-Verde, e não faltará na ementa os dias de cafriela, caldo de mancarra, siga, caldo de chabeu e outros pratos a nossa Guiné…”


Bem retocado e completamente renovado, o Restaurante Kantinho aconselha-se e para quem ainda não conhece ou os que já conheciam o local, existem muitas boas razões para lá voltar e aproveitar as noites longas que só o Verão oferece! Gostei! E, vou voltar!  

Stop Bashir, sanguinário!


Fonte: www.avaaz.org
Caros amigos
O presidente do Sudão, al-Bashir, é um dos piores assassinos em massa do mundo. Denunciado pelo Tribunal Penal Internacional por genocídio, durante 20 anos ele tem massacrado repetidamente comunidades inteiras que enfrentaram seu governo. E ele está fazendo isso de novo, mas nós podemos impedi-lo de uma vez por todas.

Neste exato momento, al-Bashir está bombardeando mulheres e crianças nas montanhas Nuba, enquanto seus soldados vão de porta em porta cortando as gargantas de famílias inteiras. Durante décadas, as lideranças mundiais têm vergonhosamente permitido a revoltante brutalidade de al-Bashir em troca da manutenção de seu acesso às grandes reservas de petróleo controladas pelo governo sudanês. Porém, nesta semana as coisas estão mudando: o Sudão está se dividindo em dois, a inflação e os preços de alimentos estão disparando e Bashir nunca teve tão pouco controle do poder como agora. 

Vamos enviar uma avassaladora mensagem a nossas lideranças dizendo que agora já chega e exigindo que elas deem fim imediato à escandalosa falta de ação, prendendo esse monstro, impondo pesadas sanções a seus cúmplices e comprometendo-se a proteger o Sudão de um genocídio. Clique no link abaixo para assinar a petição e divulgar esta campanha. A petição será entregue aos membros do Conselho de Segurança da ONU quando conseguirmos 300.000 assinaturas:

http://www.avaaz.org/po/sudan_enough_is_enough/?vl 

As montanhas Nuba estão em estado de sítio. Na década de 1990, Al-Bashir matou toda uma geração de homens, mulheres e crianças nessa região e agora está de volta para brutalizar os sobreviventes. Mas em poucos dias o sofrido povo do Sudão do Sul finalmente adquirirá sua independência, tomando o controle de grande parte do petróleo que al-Bashir usa para comprar a cumplicidade de outros países para com os crimes que ele tem cometido. Bashir também está enfrentando protestos pró-democracia, agravamento da situação econômica e tensas relações com a China, que há muito tem sido sua protetora. Esta é a nossa melhor oportunidade em décadas de organizar a mobilização internacional necessária para dar fim ao brutal governo de al-Bashir. 

Pesadas sanções internacionais, um plano orquestrado internacional para prender al-Bashir e outros denunciados pelo Tribunal Penal Internacional e um comprometimento de proteger o povo sudanês de outros crimes contra a humanidade sinalizam para al-Bashir que a brincadeira acabou, enfraquecem a posição que ele ocupa em seu próprio regime e mostram ao povo sudanês que seu governante não goza mais de impunidade pelos crimes cometidos. Os sudaneses - no Sul, em Darfur, em Nuba e muitos outros lugares - esperaram tempo demais para o mundo assumir a defesa da humanidade e da justiça. Vamos sair em defesa deles agora mesmo: 

http://www.avaaz.org/po/sudan_enough_is_enough/?vl 

É quase impossível imaginar o desespero e o terror sofridos por mulheres e crianças em Nuba nos dias de hoje ou em Darfur no passado. Uma grande mancha na consciência do mundo inteiro é o fato de não termos tomado as medidas necessárias para impedir o reinado de terror de al-Bashir. Vamos acabar com esse reinado agora mesmo, com um gigantesco protesto pedindo uma ação concreta dos chefes de governo. 

Com esperança,

Ricken, Stephanie, Alice, Morgan, Rewan e o resto da equipe da Avaaz 


FONTES 

Genocídio e limpeza étnica ameaçam Sudão
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110701/not_imp739147,0.php

Exército do Sudão do Norte é acusado de cometer assassinatos étnicos
http://m.noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2011/06/21/exercito-do-sudao-do-norte-e-acusado-de-cometer-assassinatos-etnicos.htm 

No Sudão do Sul, uma tempestade ganha força http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,no-sudao-do-sul-uma-tempestade-ganha-forca,730122,0.htm 

Acusado de genocídio, presidente do Sudão obtém apoio da China
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5211551-EI8143,00-Acusado+de+genocidio+presidente+do+Sudao+obtem+apoio+da+China.html 

Sudão do Sul a um passo da autonomia
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2011/07/04/interna_mundo,259561/sudao-do-sul-a-um-passo-da-autonomia.shtml 

Apoie a comunidade da Avaaz! Nós somos totalmente sustentados por doações de indivíduos, não aceitamos financiamento de governos ou empresas. Nossa equipe dedicada garante que até as menores doações sejam bem aproveitadas.