sexta-feira, 27 de maio de 2011

Correu fixe...



Escusado será dizer que correu fixe, mas reparem só: para um dia de semana, neste caso sexta-feira, ter mais de uma centena  de almas, a partir das 9 horas, até as 18 horas, com uma hora de almoço incluido e dois coffe-brack, é extraordinário!

Depois de algumas correções do post anterior onde alguns nomes, estavam "erradas", deixo apenas duas linhas, como sinal de chamamento para quem ainda não acredita que os guineenses são, fixes!  

Venha amanhã a "Conferência: os caminhos para a Paz e Desenvolvimento" na Faculdade de Direito de Lisboa, e confirme a verdade das minhas palavras. Ainda não falei...

Peace

quinta-feira, 26 de maio de 2011

É já amanha!

 



Opinião
Basta de Choraminguice

Insensato será, se mesmo com este convite, recebido virtualmente ontem, sinta desconvidado para esta conferência. Estão em Lisboa, desde último sábado(21 de Maio) uma equipa da Comissão Organizadora da "Conferência da Paz". “É uma equipa heterogenia, com 29 membros, mas só uma pequena parte da comissão foi possível deslocar neste momento para Portugal, para esta conferência que se convida a Diáspora na Europa. Estamos a convidar todos a volta da nossa bandeira, Guiné-Bissau. A falta de meios financeiros, tem sido determinante na nossa ação. Mas estamos a avançar” conta o deputado Lúcio Rodrigues responsável pela comunicação e divulgação da comissão, à Ordidja.

“Estamos a trabalhar com duas comissões: comissão de honra, onde figuram os 4 órgãos da república: Presidência da República, Assembleia Nacional Popular, Governo e Supremo Tribunal. Depois existe uma comissão executiva, presidido pelo vice-presidente da ANP, e composto por elementos da Assembleia, Sociedade Civil, Confissões religiosas” afirmou o deputado.

Fiquei preocupado por não incluírem os militares nesta comissão, mas logo de seguida Lúcio Rodrigues que também é um reglo manjaco,em jeito de resposta sublinhou “Esta comissão foi criada desde 2004. Mas só 6 anos depois começou a <trabalhar> no terreno. Começamos com uma auscultação com os jornalistas e técnicos de Comunicação Social, depois as organizações da sociedade civil. Numa segunda fase, trabalhamos com elementos das forças armadas e de segurança. O nosso desejo neste momento é auscultar à diáspora residente em África por isso estivemos, em Dakar no Senegal, e agora convidamos aos que estão a viver na Europa, a partir de Portugal, para ajudarem-nos com pistas coerentes e positivos, e juntos descobrirmos como podemos encontrar <um caminho para a Paz e Desenvolvimento> na nossa terra, é esta a nossa Missão.”

Faculdade de Direito de Lisboa, a partir de amanha sexta-feira 27, será o palanque, onde o comum guineense poderá exercer o seu direito de cidadania, e registar junto dos parlamentares, e o restante dos membros que compõem esta equipa,  e olhos nos olhos, “falar do seu estado de alma” e os sentimentos que guarda dos desastrosos ou produtivos momentos na criação dessa sociedade que chamamos de “guineense”.

Quem somos afinal, o porquê da ditadura da mentalidade belicista? Isso nos sufoca? O porquê, da procura incessante dum “próximo inimigo” entre nós? Para guerrearmos, acotovelarmos e se preciso for, insultarmos, para que o que pensamos ser nosso? Como podemos criar dentro de 10, 20, 30 anos um rumo positivo para que o que chamamos de comum, prevaleça coletivo? Que ideias fortes e capazes podem conduzir-nos para esse “Futuro Melhor”?

Claro que esta minha choraminga, não se pode traduzir num convite inocente. E tenho consciência que somos um povo de boa vontade e bem-intencionado. E não estou de acordo com os “cenários” de quanto pior melhor. E seria perda de tempo e energia, apontar as diversas falhas na organização do evento. Mas sendo guineense e acreditando que faço parte dessa comunidade, vou estar presente e vou FALAR e não TECLAR.        


O Objetivo de tudo isto é o quê? Estou de acordo que se procure uma via ou "caminho" para que encontremos a Paz na Guiné-Bissau. E segundo a mesma comissão organizadora, "Pretende-se realizar em setembro deste ano ainda, uma conferência nacional, que tente ao máximo, reunir todas as sensibilidades políticas, sócias e económicas guineense, dentro e fora do país." afirmou outro deputado e presidente da comissão o vice-PR da ANP, Serifo Nhamajo, que reforçou ainda " espero que num diálogo franco e aberto, encontremos uma via alternativa a esta que temos seguido". 

Numa reunião que assisti na embaixada da Guiné-Bissau em Lisboa ontem (embora não tendo sido convidado pelo pessoal da mesma embaixada de Lisboa) e sem entrar em contrapassos,(avanço) selou-se um compromisso entre alguns guineenses de boa vontade e os membros da comissão. Ignorando a péssima jogada de contra-tempos e choramingas “envergonhados” fiquei com melhor impressão deste evento que publicamente já tinha sido convidado através das antenas da RDP-África. Não sou esquisito, para participar só pelo fato de por exemplo: o Mbala Fernandes não me ter telefonado a convidar. Com centenas de milhares de guineenses em Lisboa, imaginei o que seria, terem que telefonar a todos os comuns guineenses como “MOI”

Vou participar SIM! E termino reconhecendo a capacidade de dialogo e compreensão entre os guineenses, Augusto Mendes Pereira, Afonso Gomes, Soares Parente e mais alguns elementos da diáspora lisboeta presentes e da parte da comissão Fernando Dias, Lúcio Rodrigues, Ansumane Sanha, Mamadu Queta, José Carlos, Alcides Cruz Silva e o vice-presidente da ANP Manuel Serifo Nhamajo, que rematou “é a nossa bandeira e essa pátria que nos é comum, Guiné-Bissau é que está em causa, e não o fulano ou sicrano ou…”
              

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Negócio é Negócio

Fonte: Veja


A Walt Disney Company comprou os direitos para o uso da frase “Seal Team 6” – o nome da equipe de elite das forças especiais da Marinha americana que matou Osama Bin Laden – já no dia 3 de maio, dois dias depois da morte do terrorista mais procurado do mundo e dois dias antes do nome ser incluído em milhares de artigos de notícias e programas de TV com foco na operação.

Com isso, a Disney pode estampar “Seal Team 6″ em roupas, calçados, bonés, brinquedos, jogos, artigos esportivos, enfeites natalinos e serviços de entretenimento e educação - em um exemplo perfeito (e de moralidade duvidosa) de como capitalizar acontecimentos da atualidade.

A empresa criadora do Mickey não é a única que está tentando lucrar com a localização e morte do líder da organização Al Qaeda. Quase tão rapidamente quanto a operação de 40 minutos que eliminou o terrorista em Abbottabad, no Paquistão, surgiram camisetas, canecas e até capas de iPhone estampadas com o rosto de bin Laden.

Um filme sobre as buscas das Forças Armadas e da inteligência dos Estados Unidos pelo terrorista também está em andamento. A diretora Kathryn Bigelow, de Guerra ao Terror– vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2010 –  já está escalando atores para o filme, que até o momento é apresentado sob o título de Kill Bin Laden.

Fico me perguntando como é que o Pentágono, o Departamento de Defesa norte-americano, não protestou contra o registro de “Seal Team 6″ como marca da Disney. Ah, me esqueci… Oficialmente, o comando não existe, é secreto.

Nota Ordidja
Maior fábrica de cultura a céu aberto no globo vai massificar essa sigla. Daqui há algum tempo não se admire, se ver estampado numa t-shirt “Seal Team 6” nos confins do mundo. Mantém-se também a expressão frequente de que "tudo vale para fazer negócio".

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O chinês é que sabe...


" É mais fácil mudar a corrente de um rio, do que mudar o cárater de um homem" 

Nota Ordidja

A cultura chinesa é milenar, quem sou, para questionar estas palavras sábias. Estou de volta  e continuarei a "marchar" por esta via, aceitando com maior naturalidade as tendências. Mas quero deixar claro, não papo qualquer dogma e não tolerarei o dirigismo. Este Blog, é uma ordidja(logo acessório) duma representação social, ativa e cidadã.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Honra e Cavaleiros

Bisneto de Geronimo protesta contra codinome da operação que matou Bin Laden

WASHINGTON — O bisneto do chefe apache Geronimo protestou nesta quinta-feira contra a utilização do codinome "Geronimo" para a operação militar americana que eliminou Osama bin Laden. "É um insulto e um erro que tenham utilizado esse nome para designar a operação ou o próprio Osama bin Laden", afirmou em um comunicado Harlyn Geronimo, um ex-combatente do Vietnã e descendente do chefe indígena.

"E batizar uma operação para eliminar ou capturar Osama bin Laden com o nome Geronimo é uma distorção da história que é difamante para um chefe ameríndio e um grande ser humano", acrescentou. Harlyn Geronimo, cujo pai participou do desembarque na praia de Omaha Beach, na Normandia, em 1944, pediu ao presidente Barack Obama e ao secretário de defesa Robert Gates que expliquem como conseguiram chegar a "uma utilização tão indigna do nome de (seu) bisavô".

Ele pediu também que o nome Geronimo seja expurgado dos documentos oficiais relatando a operação no Paquistão. Várias organizações indígenas criticaram nos últimos dias o uso por parte dos militares do nome do chefe apache para designar uma operação visando a eliminar "um terrorista que matou milhares de pessoas".

A carta de seu bisneto foi acrescentada à lista de depoimentos ouvidos nesta quinta-feira no Congresso durante uma audiência do Comitê de Relações Indígenas sobre "os estereótipos racistas e as populações autóctones". O chefe do povo Apache Geronimo morreu em 1909 com 90 anos, em Fort Sill (Oklahoma, oeste).

Com a promessa não respeitada de que os apaches poderiam recuperar suas terras, Geronimo se rendeu ao Exército dos Estados Unidos em 1886 e permaneceu detido como prisioneiro de guerra durante mais de vinte anos.

Nota Ordidja

Lá está a questão dos nomes, e sem querer mexer na semântica do post anterior,  neste caso temos duas formas de escrever, o lusófono Jerónimo (utilizado na crónica anterior) e o outro em castelhano Geronimo deste post.

Pois é, o perturbador dever de honra, em relação ao Bom-nome, que não comento…“penso eu de que…”

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Jornalismo cidadão á vista

Des journalistes demandent la dépénalisation des délits de presse
Fonte: AFP (03-05-2011)

BUJUMBURA - Une centaine de journalistes burundais ont manifesté pour la dépénalisation des délits de presse et la libération d'un confrère accusé de trahison, à l'occasion de la journée internationale de la liberté de la presse mardi.

"Nous sommes en train de manifester, à l'occasion de la journée internationale de la liberté de la presse pour exiger d'abord la libération de notre confrère Jean-Claude Kavumbagu, emprisonné injustement depuis des mois et qui risque la prison à vie", a déclaré à l'AFP Alexandre Niyungeko, président de l'Union burundaise des journalistes (UBJ).

Le procureur a requis la prison à perpétuité mi-avril contre M. Kavumbagu, en détention préventive depuis juillet 2010. Le journaliste est accusé de "trahison" pour avoir mis en doute la capacité des forces de sécurité du pays à prévenir un attentat des insurgés islamistes somaliens sur le sol burundais. Plusieurs pays et organisations internationales ont condamné sa mise en détention.

"Nous voulons demander également la dépénalisation des délits de presse, car cela a été longtemps utilisé par le pouvoir pour harceler la presse", a affirmé le président de l'UBJ. Selon lui la loi burundaise sur la presse prévoit des peines pouvant aller jusqu'à 10 ans d'emprisonnement.

"C'est pour cela que nous nous élevons contre la convocation du rédacteur en chef de la radio Isanganiro aujourd'hui (mardi), qui est un jour symbolique, par le procureur de Bujumbura", a protesté M. Niyungeko.

Patrick Mitabaro, le rédacteur en chef de cette station privée, a été convoqué par le procureur de Bujumbura "pour une mise en garde" parce qu'il a récemment donné la parole à un opposant en exil, selon son avocat Me Raphaël Gahugu. "Le procureur lui a dit qu'il devait s'autocensurer car le gouvernement pour lequel il travaille ne va plus tolérer de tels comportements", a-t-il ajouté.

Les relations entre le pouvoir burundais et la presse ont été souvent tendues au cours des dernières années. Plus d'une dizaine de journalistes ont été arrêtés, d'autres ont été convoqués par la justice ou menacé et ont préféré s'exiler à l'étranger.

Opinião

Jornalismo cidadão á vista

Como não quero falar dos acontecimentos “quentes” no mundo porque, até ao momento, não percebi NADA, do que se está a passar!? As notícias sucedem-se como ondas alucinantes, imprimido desta feita pelo frenesim, do virtual, fica mais confuso. A partir do Divã, parece que estou numa estreia planetária. Tudo em primeira-mão! Do Divã, em sobressalto estala aquele calafrio, já não sinto as náuseas que me acompanharam nos dias anteriores, não, neste momento o que sinto é “pavor” que tudo entre em combustão e sejamos rastejados para atmosfera de grandes ameaças de cataclismos provocados pela ação humana. 

Depois dos grandes ataques da Natureza, a previsão aponta para ondas de “ataques” provocados pelo génio Humano. O porquê de tudo estar a acontecer neste instante, ninguém parece ter uma boa explicação!? Muito menos este ordidjador de serviço! Posto isto e não tendo arcaboiço e nem inteligência, para opinar neste momento, restam-me apenas, a disponibilidade para várias leituras, algumas interjeições e linhas de mesuras em notas soltas. Por isso não se estranhe da ausência, leit@r.

É que provavelmente, ainda só estamos no meio do percurso. Ontem, assistimos publicações das fotos do staff – force, que comandou há operação que se apelidou de: “Jerónimos”; e também se divulgou, que apenas durou (40m) quase meia-partida, de futebol. Logo hoje, que logo mais joga o Benfica e não sabemos se as balobas ajudaram em alguma coisa.

Também não vou falar de futebol. Até porque a superioridade do Barcelona foi evidente, no duelo com o Real Madrid, embora pela TV da nossa portuguesa pátria, a imagem da “roubalheira” das mãos do treinador José Mourinho e do Ronaldo, tem sido o apanágio. O Real Madrid perdeu, ponto final. Como também houve o facto dos Mouros terem ocupado a península ibérica. Lá estou a misturar as coisas, a chatice e a confusão dos nomes: Mouro, Mourinho… Já agora, como é que se chama o filho do Mouro?   

Segundo a retórica oficial, por agora, não se irá mostrar ao planeta azulzinho, as imagens do fuzilamento do Osama bin Laden. Seria “contraproducente” relataram os media, socorrendo as palavras do discurso do presidente norte-americano, Barak Obama. Segundo a rapaziada fina, seria muito atroz, para o mundo árabe, que aparenta cansaço, por estar a ser enxovalhado por vários choques e conflitos identitário ou existências. Ultimamente no globosfera, só se fala do mundo árabe, em toda ordem e medida. Que mundo estanho esse. Já gora mais uma vez: qual é a diferença entre o Mouro e o Árabe? Sempre quis saber!

Mas voltando ao ponto de chegada, nesta fase do relato oficial, também reparei que e confirmou-se que se tentou capturar (para todos os males do mundo) o homem mais procurado do planeta, e pelo facto de ter resistido à detenção, foi eliminado. Alias as forças especiais, tinham autorização para matar! Cenas destas convence-me perguntar num puro pretoguês:

Existe, ou não existem caw-boys nos tempos que correm? Ditos modernos?
Existe, ou não existem apaches de nome Jerónimos, nos filmes que víamos no UDIB? Famoso cinema.
Existe, ou não existem terekos na terra de branco? Garantia dada pelo velho-pepel, que não gostou de Portugal, por isso!

Engraçado que a personagem de momento, que segundo o relato da própria media da rapaziada fina foi criado, pelo mesmo serviço, que o executou. Surpreendente maneira de minar, a já frágil convivência mundial. No próximo futuro, vamos observar como os "mouros" vão reagir? .        

Mas se alguém tivesse dúvida que a “nova vaga” de informar, patenteado pelo denominado “jornalismo-cidadão” é a mais célere forma de comunicar, nesta tabanka Global, acredito que há perdeu.

Com estes últimos acontecimentos, matou-se à dúvida?

Gostei dessa de repisarem que um cidadão paquistanês foi, a primeira pessoa a noticiar ao mundo, os acontecimentos, embora o único facto que relatou foi: ter dado conta de “movimentações estranhas” perto da sua residência, no Paquistão, durante o período do assalto final. Confuso não é? Também achei!

Uma certeza se permitem embainhar “certezas” o twiter aquela outra rede social ficou ainda mais rico, ganhou tanto em popularidade, como em publicidade. Ah, no dia do anúncio o preço do petróleo não parou de baixar, desde que ouviu a notícia, o dólar, não parou de subir, foi tudo sem dúvida, um período de êxtase da autoconfiança, da economia norte-americana. Parece terem encontrado a vitamina certa. Tudo se assemelha realmente, um filme com um guião, mega criativo, e como todos os bons guiões, caminha para aquele final feliz, que a rapaziada copiadora, gosta.

Por isso, não vou entrar em muitas considerações sobre os acontecimentos, até porque, esta agitação toda, baralha mais as coisas, e matérias destas só terá lupa daqui há 50 anos, quando se puder ter acesso a parte dos dossiers que à inteligência americana, normalmente põe ao dispor dos investigadores, e do público. Mesmo assim será, uma parte da Verdade. Por isso, não entrarei em conjeturas, até porque, sublinho – ainda não percebi o que se está a passar!?

Não, não porque ainda não tenho a verdadeira noção do alcance desta nova capacidade de informarmo-nos. No aqui, e no agora! Na NET! E aproveitando a ressaca da celebração do dia internacional de Liberdade de Imprensa, gostaria de lançar dois reptos aos colegas jornalistas na Guiné-Bissau:

1 – Porquê que nunca se ouviu falar de manifestação de jornalistas guineenses?

2 – Os juízes fazem greve, os médicos também, os professores, não falaremos e, os jornalistas?

Não estou a falar das reivindicações habitualmente decretada pelos funcionários da RTGB ou da RDN ou Nô Pintcha, onde se paralisa o funcionamento. Estou a falar de um movimento pacífico da classe, toda à classe.  À vista de todos …

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A idade dos países

Absolutamente GENIAL!
O Mundo - análise muito divertida - Vai rir-se e achar que é verdade...
 A idade dos países

Texto de. Hernán Casciari

Li uma vez que a Argentina não é nem melhor, nem pior que a Espanha, só que mais jovem. Gostei dessa teoria e aí inventei um truque para descobrir a idade dos países baseando-me no 'sistema cão'. Desde meninos nos explicam que para saber se um cão é jovem ou velho, deveríamos multiplicar a sua idade biológica por 7.

No caso de países temos que dividir a sua idade histórica por 14 para conhecer a sua correspondência humana. Confuso? Neste artigo exponho alguns exemplares reveladores.
A Argentina nasceu em 1816, assim sendo, já tem 190 anos. Se dividimos estes anos por 14, a Argentina tem 'humanamente' cerca de 13 anos e meio, ou seja, está na pré-adolescência. É rebelde, não tem memória, responde sem pensar e está cheia de acne.

Quase todos os países da América Latina têm a mesma idade, e como acontece nesses casos, eles formam gangues. A gangue do Mercosul é formada por quatro adolescentes que têm um conjunto de rock. Ensaiam numa garagem, fazem muito barulho, e jamais gravaram um disco. A Venezuela, que já tem peitinhos, está querendo unir-se a eles para fazer o coro. Em realidade, como a maioria das mocinhas da sua idade, quer é sexo, neste caso com Brasil.

O México também é adolescente, mas com ascendente indígena. Por isso, ri pouco e não fuma nem um inofensivo baseado, como o resto dos seus amiguinhos. Mastiga coca, e se junta com os Estados Unidos, um retardado mental de 17 anos, que se dedica a atacar os meninos famintos de 6 anos em outros continentes.
No outro extremo, está a China milenária. Se dividirmos os seus 1.200 anos por 14 obtemos uma senhora de 85, conservadora, com cheiro a xixi de gato, que passa o dia comendo arroz porque não tem - ainda - dinheiro para comprar uma dentadura postiça. 

A China tem um neto de 8 anos, Taiwan, que lhe faz a vida impossível. Está divorciada faz tempo de Japão, um velho chato, que se juntou às Filipinas, uma jovem pirada, que sempre está disposta a qualquer aberração em troca de grana.
Depois, estão os países que são maiores de idade e saem com o BMW do pai. Por exemplo, Austrália e Canadá. Típicos países que cresceram ao amparo de papai Inglaterra e mamãe França, tiveram uma educação restrita e antiquada e agora se fingem de loucos.

A Austrália é uma babaca de pouco mais de 18 anos, que faz topless e sexo com a África do Sul. O Canadá é um mocinho gay emancipado, que a qualquer momento pode adoptar o bébé da Groenlândia para formar uma dessas famílias alternativas que estão de moda.

A França é uma separada de 36 anos, mais prostituta que uma galinha, mas muito respeitada no âmbito profissional. Tem um filho de apenas 6 anos: Mónaco, que vai acabar virando gay ou bailarino... ou ambas coisas. É a amante esporádica da Alemanha, um caminhoneiro rico que está casado com a Áustria, que sabe que é chifruda, mas que não se importa.

A Itália é viúva faz muito tempo. Vive cuidando de São Marino e do Vaticano, dois filhos católicos gémeos idênticos. Esteve casada em segundas núpcias com Alemanha (por pouco tempo e tiveram a Suíça), mas agora não quer saber mais de homens. A Itália gostaria de ser uma mulher como a Bélgica: advogada, executiva independente, que usa calças e fala de política de igual para igual com os homens (a Bélgica também fantasia de vez em quando que sabe preparar esparguete).

A Espanha é a mulher mais linda de Europa (possivelmente a França se iguale a ela, mas perde espontaneidade por usar tanto perfume). É muito tetuda e quase sempre está bêbada. Geralmente se deixa enganar pela Inglaterra e depois a denuncia. A Espanha tem filhos por todas as partes (quase todos de 13 anos), que moram longe. Gosta muito deles, mas a perturbam quando têm fome, passam uma temporada na sua casa e assaltam sua geladeira.

Outro que tem filhos espalhados no mundo é a Inglaterra. Sai de barco de noite, transa com alguns babacas e nove meses depois, aparece uma nova ilha em alguma parte do mundo. Mas não fica de mal com ela. Em geral, as ilhas vivem com a mãe, mas a Inglaterra as alimenta.
A Escócia e a Irlanda, os irmãos da Inglaterra que moram no andar de cima, passam a vida inteira bêbados e nem sequer sabem jogar futebol. São a vergonha da família.

A Suécia e a Noruega são duas lésbicas de quase 40 anos, que estão bem de corpo, apesar da idade, mas não ligam para ninguém. Transam e trabalham, pois são formadas em alguma coisa. Às vezes, fazem trio com a Holanda (quando necessitam maconha, haxixe e heroína); outras vezes cutucam a Finlândia, que é um cara meio andrógino de 30 anos, que vive só em um apartamento sem mobília e passa o tempo falando pelo celular com a Coreia.

A Coreia (a do sul) vive de olho na sua irmã esquizóide. São gémeas, mas a do Norte tomou líquido amniótico quando saiu do útero e ficou estúpida. Passou a infância usando pistolas e agora, que vive só, é capaz de qualquer coisa. Estados Unidos, o retardadinho de 17 anos, a vigia muito, não por medo, mas porque quer pegar as suas pistolas.
Irão e Iraque eram dois primos de 16 que roubavam motos e vendiam as peças, até que um dia roubaram uma peça da motoca dos Estados Unidos e acabou o negócio para eles. Agora estão comendo lixo. O mundo estava bem assim até que, um dia, a Rússia se juntou (sem casar) com a Perestroika e tiveram uma dúzia e meia de filhos. Todos esquisitos, alguns mongolóides, outros esquizofrénicos.

Faz uma semana, e por causa de um conflito com tiros e mortos, os habitantes sérios do mundo descobriram que tem um país que se chama Kabardino-Balkaria. É um país com bandeira, presidente, hino, flora, fauna... e até gente! Eu fico com medo quando aparecem países de pouca idade, assim de repente. Que saibamos deles por ter ouvido falar e ainda temos que fingir que sabíamos, para não passarmos por ignorantes.
Mas aí, eu pergunto: por que continuam nascendo países, se os que já existem ainda não funcionam?

 E Portugal?

Por esta ordem de ideias Portugal será um kota de 62 anos, que não quer saber dos filhos que fora de horas teve em África duma mãe trintona (todos agora com por volta dos dois anos e meio) enquanto se perde de amores pela enteada katorzinha que do outro lado do Atlântico se insinua emergente e tesuda ao som do Samba. Proxeneta por tradição, sendo o mais velho na Europa acha que os outros têm obrigação de o sustentarem, e para tal usa de todos os estratagemas e de chantagem emocional: quando necessário até canta o Fado.

Fabulosa localização com... "aquela janela virada para o mar"! Já para não falar das vinhas ancestrais que lhe crescem nas traseiras do quintal, do azeite das oliveiras que bordejam a propriedade, do peixinho fresco que só falta conhecer o caminho para o assador para ser perfeito!

Ah! À sua custa vivem duas belas filhas solteironas já quarentonas: uma toda virada para a ecologia, com uns olhos azuis lindos como lagoas; e a outra, muito rebelde, a ameaçar casar sempre que a mesada tarda. Ambas com um temperamento assaz vulcânico, prometem ainda dar que falar: a primeira tem sempre a cama feita para um jovem ricaço que a visita amiude de avião; e a segunda, de tão bela, dá-se ao luxo de nem se depilar da sua floresta laurissilva, recentemente eleita para Património Mundial da Humanidade.

NOTA SOBRE O AUTOR:
Hernán Casciari nasceu em Mercedes (Buenos Aires), a 16 de Março de 1971. Escritor e jornalista Argentino. É conhecido pelo seu trabalho ficcional na Internet, onde tem trabalhado na união entre literatura e blog, destacado na blognovela. Sua obra mais conhecida na rede, 'Weblog de una mujer gorda', foi editada em papel, com o título: 'Más respeto, que soy tu madre'.

Nota Ordidja

Obrigado Joana Van Grichen, pela linda mensagem, que é um regalo de criatividade. Sem duvida uma obra de arte vindo do mundo virtual. Postei como recebi… Bjs




domingo, 1 de maio de 2011

O Papa Global


 Homenagem do Vaticano a João Paulo II

Fonte: Presbíteros

Por ocasião da beatificação de João Paulo II, o Vaticano faz uma homenagem realizando uma página web (www.joaopauloii.va) que acompanhará a jornada de 1º de maio percorrendo a vida do Papa através de alguns momentos mais significativos da sua história e do seu pontificado.
O site foi realizado privilegiando a força e a espontaneidade das imagens. No site estão presentes 500 fotos, 30 vídeos e 400 frases em seis idiomas, num total de 2.400 frases!

Em recordações do pontificado as imagens estão divididas em temas (por exemplo crianças, jovens, eleição, atentado, jubileu etc.) e cada tema é apresentado na forma de um ‘livro’ de imagens a ser folheado, e cada imagem é acompanhada por uma frase de João Paulo II.

A seção dedicada ao pontificado ano por ano é composta exclusivamente por vídeos. Também, uma das seções do site é dedicada exclusivamente às orações do Papa Wojtyla.
Todo o evento da beatificação poderá ser acompanhado ao vivo graças ao streaming colocado à disposição no próprio site.

O site foi projetado para todos os tipos de tecnologia: PC, Laptop, dispositivos móveis, smarphone, iPhone, iPad etc., característica tecnicamente complexa na realização mas fundamental para consentir a máxima utilização, principalmente por parte dos peregrinos que assim poderão ter acesso à página em qualquer lugar que se encontrem e com qualquer um dos dispositivos, para acompanhar a peregrinação, durante todas as jornadas da beatificação, seguindo os eventos através das imagens e das palavras do Beato João Paulo II e portanto rezando com ele.

Além do Serviço Internet do Vaticano e da Direção das Telecomunicações, este projeto contou com a participação de outras Instituições do Vaticano: o Serviço Fotográfico do L’Osservatore Romano, que colocou à disposição o arquivo fotográfico (para o Papa João Paulo II existem milhões de fotos!), a Rádio Vaticano e o Centro Televisivo Vaticano para os vídeos presentes, a Libreria Editrice Vaticana pelo livro Tríptico Romano que forma uma seção do site, a Sala de Imprensa e o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, a Opera Romana Pellegrinaggi e a Congregação para a Evangelização dos Povos.

Opinião
Urbi et Orbi

Não foi preciso ir à Roma para receber bênção ao vivo e a cores, dum Papa. No pontificado de João Paulo II, à Guiné-Bissau, foi um dos países incluídos numa das viagens pastorais deste Papa, que marcou e marca a partir de hoje à Igreja de Cristo. Na minha própria terra, ou chão da minha nascença, recebi essa bênção no dia 27 de janeiro de 1990. 

Essa data  mantem-se como uma chama acesa para à Igreja guineense. Porque se não me falha a memória foi também num mês de Janeiro que sucumbiu a primeira figura de proa da nossa igreja, Dom Settimio Ferrazzetta. Lembro-me que na missa organizado ainda este ano, em Queluz, em honra do primeiro Bispo da Guiné, pelos jovens católicos guineenses,  um padre que acompanhava a celebração, lançou um desafio a Igreja da Guiné-Bissau em relação a participação do Dom Settimio no altar de Cristo.

Acabei de ver na TV, a transmissão da celebração beatificação do Santo Padre João Paulo II. Entre alguma comoção, emoção e júbilo estive a acompanhar a cerimónia, pela caixa magica. Durante alguns momentos rezei, agradeci e aprendi não só enquanto católico, mas enquanto humano, que mediante a coragem, abnegação e fé d’ outro humano, repara que existe o crescimento espiritual positivo. Deus Obrigado!!!

O homem tornado Papa, João Paulo II, foi e é um exemplo vivo, de Amor e Paz, que definem as bases da mensagem que Cristo trouxe ao Mundo, com uma intensidade única. O homem de que se fala hoje, foi uma figura marcante e revolucionou à Igreja. Pequenos exemplos: na religião, inaugurou o diálogo inter-religioso intenso, e fraterno com os outros credos; na sociedade, abriu à comunhão frutuosa com a juventude, num compromisso claro com o futuro; na política, facilitou o direito a dignidade e a liberdade dos oprimidos, sendo ele mesmo de origem polaca e por ter vivido sob duas ditaduras atrozes. 

O Santo Padre João Paulo II condenou todas as guerras ou invasões dos “Aliados”  como também enfrentou com sabedoria o Comunismo autocrático e o Capitalismo selvagem.  Sempre com uma atenção enorme e máxima urgência, socorreu e falou daqueles que sofriam as provações e os maltratos provocados, pela ação humana ou pela catástrofe natural. 

Foi realmente um Papa Global, ultrapassando a barreira do tempo e do espaço, tocando a todos com gestos simples como a Humildade, Bondade e Irmandade!

Um domingo como este, que começa com esta grande dádiva divina, fez-me acreditar ainda mais na VIDA humana como obra de Deus. E que todas as Vidas devem ser respeitadas como tal. Por tudo isso só encontro uma palavra!

Obrigado Beato JOÃO PAULO II!!!                



Nota Ordidja

Hoje aproveitei enquanto net-sapiens, e  fiz uma atualização do perfil na Google, postei até, uma fotografia e tudo! Confesso a admiração pela criatividade de algumas das informações, postadas pelas “mãos invisíveis” que configuravam no meu anterior perfil.

Aconselho ao prezado leit@r, que atualize sempre que puder o seu, ou vá dando um golpe de vista uma vez ou outra no seu PERFIL. Descobri que inventaram uma linda ocupação para mim: “Vida”; e que afinal tenho mais filhos do que corresponde à realidade e, algumas passagens que não valem a pena mencionar! Só peço a Deus, que haja estômago e paciência para tanta falsidade e brincadeiras de mau gosto, que nada mais provocam senão, náusea!

E para terminar esta nota, trago os versos, que consta do postal que o meu filho mais velho escreveu na escola, para a mãe. Versos que aproveito para dirigir a todas as mães deste MUNDO GLOBALIZADO!

“ Só há um lugar no mundo
Onde está sempre tudo bem…
É um lugar quente e fofinho
É o colo da minha mãe.
Há uma coisa que adoro
É quando me dás aqueles beijinhos
Com a ponta do teu nariz
Beijinhos!

Remna Araújo

Lindo, muito lindo, lindíssimo…
Um bom dia da MÃE!

Peace!!!     

Helmer Araújo