quinta-feira, 31 de março de 2011

Tiken Jah Fakoly - Il Faut Se Lever


Porque hoje é sexta-feira, último dia útil na agenda dos empregados de fatos e gravatas e demais empregados...
Porque hoje é sexta-feira, não desisti de correr atrás dum lugar ao sol, porque "não sou o único a olhar o ceu" de injustiças, sofrimentos e medo...
Porque hoje é sexta-feira, amanha é sábado (sabat) e a Vida em alguns países correm muitos perigos, porque os homens não se entendem...

Atenção ao conflito na Costa do Marfim... Alerta porque à guerra chegou primeiro de novo, mais cedo do que à Paz que sempre é possível alcançar...

Em tempos de conflitos, reconciliação recomenda-se, até porque amanha é primeiro de Abril, um ano passou e o diálogo tem vencido...

Entre o antes e o depois do dia 1 de Abril, nós os guineenses, temos opções, temos a última palavra e fundamentalmente a chance suprema de escolher o melhor caminho...

O rumo é concentrar no que nos une, porque as escolhas no "nos déspois" é mais para aqueles que se fixam no antes do antigamente...

O fogo arde, porque a chama pacientemente lavra com a fé a esperança e a confiança entre irmãos um ambiente tranquilo e pacífico, sobretudo em tempos de perdão...

Pense nisso, e bom fim-de-semana!

Abraço amigo!!!


quarta-feira, 30 de março de 2011

Pela Liberdade

Pela Liberdade de pensar
Pela Liberdade de opinar
Pela Liberdade de expressar
Pela Liberdade de exprimir
Pela Liberdade no Irão 
Pela Liberade na Síria
Pela Liberdade na Líbia
Pela Liberdade no Mundo
Pela Liberdade...

domingo, 27 de março de 2011

A sombra do drama



Também já estava com saudades. Saudades destes teclados, que os meus dedos indicadores vão soletrando cada letra. Saudades deste momento, este exato, em que a minha existência se resume nesta troca, com palavras e pensamentos postos no futuro. Mas a maior de todas as saudades foi de si, leitor@, que volta não volta, nos visita com o seu click neste espaço onde vamos Ordinhando. E claro saudade de você prezad@ “seguidor@” que pela simples relação vinculada neste blog, ou este moral, vamos nos encontrando uma vez ou outra. Eu aqui, com a função de acender o holofote e dedilhar algumas opiniões e, você daquele lado, lendo, rindo, corrigindo, analisando, gozando com o piroso de sempre, criticando as gaffes e os erros de português, sugerindo com ideias positivas algumas alterações. Leu, senão leu, então lê de novo e diz-me o que acha deste intro? Saí, ou melhor entrei bem?

Ponto assente, o título mesmo que quis dar a este post foi, Ndulé-ndulé(música de um jogo infantil na Guiné). Mas pensei, e quando penso o resultado é este. O Ndulé-ndulé virá depois. Por isso vai um título com uma sombra a condizer, até porque o ator principal deste trama, é o homem da foto, e que tomou uma das decisões mais reprováveis e condenável do cenário político português. Um homem que confirmou o sofrimento e a angústia nesta terra, dando razão há tudo que tenho escrito neste blog. Mas deixa que lhe diga leitor@, que volto a ter aquele ímpeto de escrever, porque continuo enfiado neste país, onde tudo o que se vive neste momento tende a confirmar o abismo, dum Estado falhado e falido.

Porém, nesta peça teatral, houve até agora um vencedor. O guião imposto reafirma tratar-se duma vitória, a vitória do ilusionista, que é o ex-primeiro-ministro “eng.” José Sócrates, que encenou um desentendimento e provocou uma crise política. Mas que não haja dúvidas que estamos a falar duma vitória com aquela máxima de “sol de pouca dura”. Porque espero dentro de cerca de meia centena de dias, celebrar, a grande derrota desse senhor que desta vez vai perder. Até hoje, nunca votei(na Guiné-Bissau não voto, porque detesto aquela cor pardacenta da tinta indelével no dedo indicador, que leva dias até desaparecer) num ato eleitoral. Se estiver ainda neste país nos próximos tempos, votarei nas próximas eleições que aí vêm. Ah se vou!? Este PS do José Sócrates, pode ficar desde já com uma certeza, não terão o meu voto! Quero-os fora da administração pública portuguesa, porque BASTA, de tanta bestialidade. Basta de tanto ilusionismo e desonestidade.

E aos amigos do José Sócrates, aqueles que animaram com falsidades e falácias as largas almoçaradas com os assessores de São Bento, alias aconselho-os uma leitura obrigatória do livro “Não Há Almoços Grátis IV” de João César das Neves. Edição/reimpressão: 2001.

Aqueles, que por mero gozo de ferir, foram proferindo algumas leviandades; como chamar uns e outros de INFILTRADO. Por agora só lhes tenho a dizer o seguinte: vamos esperar com serenidade e a paciência que se impõe, pela mudança do poder em Portugal. Porque quando se mudar de governo neste país, vamos descobrir muitos podres deste governo em vegetação do “eng.” José Sócrates. Um executivo que propagou o drama e a mentira com a mesma sombra em Portugal, e na Guiné-Bissau. Um governo que com ajuda de analistas com ambição desmedida e famintos de notoriedade, elaborou juízo de valores e interferiu em assuntos internos de outros Estados soberanos. E podem ter outra certeza leitror@s, este “infiltrado” de serviço, está ansioso pela revelação de quem doou aquela bomba. Aquela, que ceifou vidas na Guiné-Bissau. Aquela!?

sexta-feira, 25 de março de 2011

terça-feira, 15 de março de 2011

Geração à Rasca


Público - Página da Geração à Rasca deu origem a Fórum das Gerações 12/3 e o Futuro (Leia mais clicando aqui)

Ar do tempo

Marquei presença na manif do último Sabado ! Estive com todos aqueles que duma maneira ou d'outra sentem, a dor, daqueles que friamente o Estado em Portugal, tem roubado o futuro. Um assalto feito com recibos verdes a luz do dia. Se Fernando Pessoa profetizou em 1912 o advento do "supra-Camões" e um futuro extraordinário para a raça portuguesa, o ar do tempo em que vivemos nos dias de hoje, contrariam essa profecia.

Alias, esta inadaptação do referido futuro nos tempos que correm, é marcado fundamentalmente pela facilidade que se criou em Portugal de explorar, explorar e explorar o outro sem dó nem piedade. A sociedade portuguesa dos últimos vinte anos, evoluio para um beco, e tratando-se dum beco, logo não tem saída. Mas o mais lamentavél é o azar deste país estar a ser governado por um executivo com marcas claras de "génio corupto" e pior, não está à altura de resolver os grandes desafios e nem tem capacidade de indicar novos rumos.

É natural que as primeiras manifestações sejam pacíficas e ordeiras, em que muitos com falta do pão, não olharam com desdém para as lojas da Louis Vuitton, nem com a inveja aqueles que frequentavam as lojas da Hugo Boss. Agora se não houver medidas claras para travar o abismo económico e social da população, apoiarei sem reticências ou reservas, ações em que a ordem pode ser alterada.

Por assim dizer, e porque este país está afundando e os políticos divertem-se a jogar ping-pong discursivo, e a pensarem apenas em votos, neste momento estórico em que se está a degustar o novo poder das redes sociais, a minha palavra se resume em confirmar a VITÓRIA clara e inequívoca da organização da marcha do dia 12 de Março.

terça-feira, 8 de março de 2011

Remna Schwarz Kerensa



Para todas as mulheres deste Mundo!
Obrigado Mulher!!!

Pela Mulher


Nações Unidas criam agência específica para as mulheres
Fonte: Reuters – 28/02/11
A ONU Mulheres, nova agência das Nações Unidas criada para tratar especialmente dos assuntos ligados aos direitos e combate à violência com as mulheres.
A cerimónia que marcou o início oficial da nova agência transcorreu na última na última quinta-feira, com a presença do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e a diretora-executiva da nova agência, Michelle Bachelet, lideraram a cerimónia na Assembleia Geral do organismo.
A Assembleia Geral das Nações Unidas autorizou a criação da ONU Mulheres no fim de 2009, após longos anos de debates sobre a necessidade da agência. "A ONU aposta na mulher porque é o correto e porque é inteligente, talvez uma das coisas mais inteligentes que podemos fazer. Apoiarei a ONU Mulheres de todas as formas que puder, com minha energia e compromisso", prometeu Ban Ki-moon em seu discurso.
O secretário-geral afirmou que os esforços diplomáticos para estabelecer a ONU Mulheres fazem parte de um movimento global que procura pôr um fim definitivo na desigualdade, dar poder à mulher e erradicar a violência sexual.
Essas são as metas estabelecidas por Bachelet para a agência, cuja criação atribuiu ao descontentamento com o "ritmo lento" das mudanças na luta pela igualdade de géneros e a erradicação dos obstáculos impostos ao desenvolvimento socioeconómico da mulher.
"Minha própria experiência me demonstrou que não há limites para o que pode conseguir uma mulher", assegurou a ex-presidente do Chile, que arrancou entusiasmados aplausos do público com esta frase.
Bachelet lembrou que os indicadores internacionais demonstram que os países com maior igualdade entre géneros são os mais prósperos, enquanto as empresas privadas que contam com mais mulheres em postos de responsabilidade alcançam melhores resultados económicos.

Nota Ordidja
Uff! Finalmente a ONU criou um programa destina exclusivamente a mulher. Se o FNUAP assumia alguns assuntos relacionados com a mulher, julgo, que a ONU Mulheres, recentemente criada vai estar capacitada para resolver os problemas que infelizmente ensombram as mulheres, nas sociedades machistas que ainda dominam algumas regiões do nosso planeta.
Penso que todos os problemas relacionados com a mulher é uma questão de Vida. Apesar da emancipação, e sendo as mulheres, o baluarte da criação humana, pois sem a mulher não existiria vida na terra, não entendo como podem ainda existir maltratos e descriminação contra as mulheres.
No mundo hoje, existem cada vez mais mulheres a destacarem-se em várias áreas. Aliás no campo político está cada vez mais evidente essa mudança. Existem cada vez mais mulheres a assumirem cargos de relevo em alguns países. Na América-latina, multiplicam-se as presidentas, em África, a Libéria é ainda o único exemplo embora espere que a curto-prazo haja mais casos idênticos. O que esta realidade nos mostra é uma mudança de mentalidade do homem, em relação a aceitação da mulher como igual.
Termino este artigo felicitando todas as mulheres deste Mundo, pelo dia de hoje. Em particular a mulher lutadora que me trouxe ao mundo, Eugenia Saldanha. Obrigada minha mãe, por seres a fonte da minha inspiração e referência dos meus horizontes!   

A não perder


É já amanha em Odivelas, na Biblioteca Municipal D. Dinis. O encontro está marcado às 19h 30. A cultura guineense vai estar representada com literatura e pintura. Vão lá estar   escritores como Tony Tcheca, Waldir Araújo e a nova revelação da poesia guineense André Mendes, e o pintor Sydney Cerqueira,  que não para de surpreender com os seus quadros. Vou lá estar, e aproveito para agradecer ao Jorge Vilela o convite. Não perca, venha você também.  

quinta-feira, 3 de março de 2011

Esperança

ESPERANÇA

Esperança:
isto de sonhar bom para diante
eu fi-lo perfeitamente.
Para diante tudo foi bom
bom de verdade
bem feito de sonho
podia segui-lo como realidade.

Esperança:
isto de sonhar bom para diante
eu sei-o de cor.
Até reparo que tenho só esperança
nada mais do que esperança
pura esperança
esperança verdadeira
que engana
e promete
e só promete.
Esperança:
pobre mãe louca
que quer pôr o filho morto de pé!

Esperança
único que eu tenho
não me deixes sem nada
promete
engana
engano que seja
engana
não me deixes sozinho
esperança.

José de Almada Negreiros

Nota Ordidja

Hoje, até agora, tive um dia de luta extrema! O dia começou descendo, parecia que descer era e seria o lema. Mas de repente, do nada, começou a subir. E está tudo a subir! O que me terá valido, que forças Divinas terão me socorrido? Não sei! Apenas sei, que a ESPERANÇA, conspirou e alimentou cada instante, até agora! Por isso nada melhor do que este poema de Almada Negreiros, para abraçar de vez a Esperança.  

terça-feira, 1 de março de 2011

POEMAS

PANFLETO SOCIAL
(…)

Volto à leviandade
a essa acrobata mágica
que realiza como a imaginação
volto ao meu poder
à minha colaboração terrena
volto às gaffes
ponho outra vez os meus olhos
inconvenientes como o amor
e tiro aliviado os óculos sociais
graduados de conveniência
e com aros oficiais.
Desisto do escritor
prefiro o protagonista do livro do autor
fujo de casa e escondo-me na rua
fujo do nome e mais do renome
não há esconderijo senão nas massas.
A Arte só vale quando todos forem artistas
e não só os privilegiados
esses que respondem a chamada.
Morro farto de procurar semelhantes
só vejo chefes e secretários
mestres e discípulos
filhos e pais
secundários e principais
amos e servidores
criados e patrões
todos iguais.
Mais uma geração a cantar construção.
(…)
A sociedade está podre
já fede
e não lhe cheira,
o mal só se vê nos outros
só cheira nos outros
quando o mal é nosso
pegaram-nos
é um mal estranho.
Disseram que o homem é um animal social
aí o têm
arranjaram-na bonita.
E se calhar estão todos como eu.
Quem nos teria posto em sociedade?
Quem fez de «todos» uma realidade
ou estava a pensar na lua
ou doente de paranóia.
Que linda ideia: «Todos!»
E mais ainda: «o bem de todos!»
Serei parvo ou imbecil
só entendo cada um.
Vejo até por mor de todos
dar cabo de cada um.
Não quero mal a ninguém
mas já tenho raiva de todos.
Isto de levar cada um a ter raiva a todos
é igualzinho a desejar o bem comum
lindas maneiras de eliminar cada um.
Porque a sociedade é de alguns
(…)


JOSÉ DE ALMADA NEGREIRO

Nota Ordidja

Sei lá se continua…
Mas pode ler mais no livro “Poemas - José de Almada Negreiros” - Assírio & Alvim - IIª edição - Corrigida: Maio 2005