quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O bem (mal) absoluto, a dis(u)topia…

           Ilustração: HenriCartoon.blogs.sapo.pt

Fonte: PUBLICO 5 DE JULHO 2003

Epígrafe: Dois livros de Philip K. Dick com novas traduções.

Título: O mal absoluto, a distopia
Jorge P. Pires

“ Dia após dia, os glaciares desfazem-se em pouco mais. Tornou-se impraticável sair à rua durante o dia sem um dispositivo portátil de refrigeração, ou um veículo devidamente equipado. O planeta Terra é governado pelas Nações Unidas, que tornaram efectivamente a colonização do espaço exterior instituindo o recrutamento obrigatório. Porém ao contrário de muitos, Barney Mayerson decidiu partir para as colónias como voluntário, abandonando o conforto dos braços da amante e o seu belo emprego como…”       

Li esta crítica literária do jornalista JPP, do jornal português Publico, já passaram sete anos! Não vou falar das datas, nem porque de 5 de Julhos, todos conhecem à estória. Até porque à crítica aqui trazida, focava, dois livros do escritor Philip K. Dick, à saber: “ Os três Estigmas de Palmer Eldritch” – Editora Presença, 210 págs., e “Ubik” 202 págs., ambos do mesmo ano 2003, com a mesma chancela editorial, elogiosamente traduzidos por Luís Santos.

Também não vou falar das Nações Unidas, e dos agentes em aparelhos de ar-condicionados. Não irei falar também da Distopia, uma palavra que é anti-utopia, e que quem quiser saber mais, instantaneamente falando, tem o “rato” que com um click alcança um Wiki qualquer. Não falarei (escreverei) – não gosto desta palavra por isso fica entre-parênteses – do quanto incomodou. Nem vou falar do profundo toque nas relações cyber-náuticas que à Wikileask, está a provocar, no Mundo. Desenganem-se aqueles que pensavam que gastarei uma gota da energia psíquica, para falar da “mão criminosa” que trans-passou, umas maraduras apenas, riu-se a brava daquele parvo, que não scuda o Blog, e tem um password simples, LISBOA. Cidade onde o nosso namoro não tem fim. Nem vou falar dos cyber-bulliyng, que neste momento estão a ser encomendados pelos Estados, ou supostas pessoas de BEM! Não, não vou falar! Porque o espelho destas questões todos conhecem…

O interesse das declarações de hoje irá a procura do Bem Absoluto. Até porque acredito que foi esse bem, que fez com que, o ataque surpresa, fosse minimizado. Nunca irei entrar em “braço de ferro” com algumas pessoas que conseguem estar invisíveis, sem nome, nem rosto e sem rastos, em certas alturas, aquilo que muitos chamam da “calada noite”. Porque aqui neste Blog, nunca se ira privilegiar o combate gritado, sobre o diálogo e, muito menos o grito estéril sobre uma boa conversa, aquela que apelidamos de profícua. Aquela que adoro mesmo fazer, face to face!

É verdade – recebi mails encorajadores, de amigos e seguidores atentos da ORDIDJA, e disso sim vale a pena falar (escrever) e estão aqui algumas maraduras, até porque, se o Bem é a utopia então o Mal é a distopia. E Internet é e será sempre aquele espaço público, do dito jornalismo cidadão, que vou defender até ao fim, e as causas que defendo, não estão neste espaço, VIRTUAL, para ganhar ou perder. Nunca gostei de desportos de FULL contactos… Sou mais de jogar tennis, nos finais da tarde, com falta de raquete jogo futebol e este domingo que passou estive a jogar futebol com uns amigos e gostei! E o bem? Dááááááááá´… 

Aos vingativos porque à Ordidja vai sendo crítica do Sistema, só me resta agradecer, mesmo com os antes-do-depois do que se passou, invocando, com esta palavra simples: CORDIALIDADE!

Obrigado a todos que reagiram no facebook e com estes mails, pois fazem  existir uma outra palavra, também ela simples: SOLIDARIEDADE!
          Ilustração: nelydalia.blogs.sapo.pt


Meu parente,
Bu tem ku mara dala. Hoje, tudo é percebido como ameaça. Hoje, em certos círculos, as ameaças são “exterminadas.” Hoje, a liberdade não é exaltada. Hoje, a diversidade (de opinião e outras) é combatida, como se numa guerra estivéssemos. Voltaire dizia: “não estou de acordo com a tua opinião, mas tudo farei para que sempre possas exprimir o teu ponto de vista.”
 Huco Monteiro

Mano,
os obstáculos existem para testar a nossa resistência.
Força que a luta mal começou.
Abraço 
Edson Incopte

Meu irmão fiquei com muita pena e triste com a informação do ataque ao blog Ordidja.
É complicado quando não gostamos da verdade, quando não gostamos de quem faz informação com precisão e verdade quando não trabalhamos com boatos e sobre tudo quando tentamos mostras o que é ser e fazer JORNALISMO.
Só te desejo coragem, porque esta nossa profissão é bonita , mas muito perigosa e mal compreendida sobretudo por aqueles que não gostam da verdade. Desejo-te sucessos e muita força no teu trabalho que sabes fazer e bem. Não desistas já estamos habituados ao novo blog feito com profissionalismo e dedicação.

Um grande abraço da tua irmã

Byja 



FORÇA HELMER, "HAY  HOMBRES QUE LUCHAM TODOS LOS DIAS, ESES SON LOS IMPRESCENDIBLES" , LEMBRAS-TE DESTE POEMA? GUIA-TE POR ELE, E A LUTA CONTINUARÁ.
UM ABRAÇO
ALFREDO HANDEM

Hi Helmer,

Ainda bem que esta tudo resolvido, não entre em polémicas que isso só distrai a pessoa dos objectivos principais que e um contributo efectivo a nossa pátria e ao nosso povo.
 Força e um abraço irmão

Helder

Matchu i kuma, ordidja e Wikileaks, dois sites mais importantes neste mundo global,

estamos atentos, a luta continua e hasta la vitoria siempre.

Abraço

Cassi

força meu irmão!
estamos juntos nesta tua, minha e nossa luta.

André Mendes


Companheiro!
Um abraço de solidariedade!

João Teixeira
joao.teixeira@culturapalopsportugal.com
www.CulturaPALOPsPortugal.com